Avenida dos Pioneiros ganha rotatória com flores e espelho d’água

Melhorias são resultados da parceria da CMTU e MRV Engenharia que aderiu ao Boa Praça; solenidade marcou oficialização da adesão ao programa

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU

boa praca.V.3A avenida dos Pioneiros, na altura do prédio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na região leste de Londrina, está mais bonita com a rotatória que recebeu flores, iluminação especial e a instalação de um espelho d’água.  Este foi o resultado da parceira da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e MRV Engenharia, que aderiu hoje (dia 14), ao programa Boa Praça. A empresa adotou o local em troca da exploração de publicidade e será a responsável por aquela rotatória pelos próximos três anos.

O prefeito Marcelo Belinati, que participou da solenidade que oficializou a adesão ao programa pela empresa, hoje à tarde, disse que as parcerias do programa Boa Praça garantem uma cidade mais bonita porque oferta a um espaço público a conservação e oportuniza a Prefeitura cuidar de outras áreas.

Marcelo agradeceu à MRV Engenharia pela parceria com a cidade. “Não é somente a rotatória, mas é um investimento imobiliário que vai gerar 2.500 empregos e vai valorizar toda uma região da cidade”, declarou.

O prefeito falou que estes investimentos representam o esforço para reconstrução da cidade, com o destravamento da economia e a geração de emprego e renda. Ele citou o Compras Londrina, que será lançado em breve pelo Município; o corte de comissionados;  a economia com os contratos; o Banco do Empreendedor e a modernização da Lei de Industrialização, que é de 1993.

boa praca.V.2O presidente da CMTU, Moacir Sgarioni, lembrou que este foi o primeiro acordo firmado depois que a atual gestão da CMTU reformulou o Boa Praça. Quando foi criado, em 2015, o programa previa apenas a realização de manutenções básicas, deixando a critério dos interessados a proposição de benfeitorias para as áreas cedidas. Agora, há a exigência do plantio de plantas perenes – mais resistentes às variações climáticas e com ciclo de vida maior – num perímetro de pelo menos 15% do espaço. Outra condição para as novas adoções é a pintura dos meios-fios do entorno na cor branca.

O objetivo das alterações é incrementar os cuidados mínimos a serem feitos pela iniciativa privada nos logradouros públicos. “A intenção é que, com essas mudanças, os empresários não executem somente o corte do mato, mas promovam também o ajardinamento e o embelezamento do local, contribuindo para tornar a cidade mais bonita e harmoniosa”, explicou o presidente da CMTU.

Participaram da solenidade diversas autoridades, entre eles os vereadores Rony Alves e Felipe Prochet; o coordenador da Região Metropolitana de Londrina, Marco Antonio Santi e representantes da MRV Engenharia: o gestor de Desenvolvimento Imobiliário do Paraná, Stefan Winter; o coordenador de Obras da MRV Londrina, Kalel Costa Aiashi; Julius Carneiro e Douglas Timóteo Vieira e Tania Belickas.

boa praca.V.4O programa - Viabilizado pela Lei Municipal nº 10.966/2010 e Decreto nº 1257/2015, o Boa Praça tem como objetivo promover a participação da sociedade na urbanização, nos cuidados e na manutenção das áreas verdes, em parceria com o poder público. Outro propósito do programa é conscientizar a população sobre a importância desses espaços para a qualidade da vida urbana, fomentando a noção de responsabilidade solidária entre o Município e a coletividade.

Podem adotar praças, canteiros, jardins, parques e outros logradouros empresas, cidadãos e até mesmo grupos de pessoas. Para formalizar o pedido, o interessado pessoa física deve apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e a proposta de ação para o lugar escolhido. O modelo da carta de intenções está disponível para download no site da CMTU, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Além da descrição dos cuidados propostos, no caso de pessoa jurídica, é necessário entregar também cópia do ato constitutivo ou contrato social da empresa, cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cópia dos documentos pessoais do responsável legal.

Fotos: Vivian Honorato