CMTU realiza a inspeção obrigatória de vans escolares até o dia 31 de julho

84% das vans escolares ainda não passaram por vistoria em Londrina; transportador que não realizar o procedimento pode receber multa e ter cassação do alvará

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU

Faltando doze dias para o fim do prazo, somente 20 dos 122 veículos autorizados a operar o transporte escolar em Londrina passaram pela vistoria obrigatória realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O período de inspeção e recadastramento da frota teve início no começo de julho e não será estendido. A partir de 1º de agosto, o transportador que não tiver passado pelo procedimento estará sujeito à multa e revogação da licença. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é no valor de R$ 130,16, com perda de 4 pontos na carteira. Já pela legislação que regulamenta o serviço o montante da autuação varia de R$ 198,50 a R$ 997,06.

O coordenador de transporte comercial da CMTU, José Carlos da Silva, avalia que o não comparecimento dos autorizados pode ser atribuído às férias escolares. “Alguns preferem adiantar o processo e fazer tudo antes de sair de férias. Outros, no entanto, optam por deixar a vistoria mais para o fim do mês, o que pode gerar inconvenientes caso percam o prazo”, pontuou.

Da Silva contou que a procura deve se intensificar e, para dar conta da demanda, a companhia vai ampliar os dias e horários de realização do procedimento, feito durante a primeira quinzena do mês nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30. “Vamos aumentar essa disponibilidade para o período entre terça e sexta-feira, na parte da manhã. Caso a elevação na busca se confirme e seja necessário, abriremos também o intervalo da tarde”, afirmou.

O coordenador orientou que os transportadores estejam atentos ao prazo e submetam os veículos à vistoria o quanto antes. “Para evitar problemas com a fiscalização e até mesmo a perda de clientes, é aconselhável que os condutores não deixem para a última hora”, disse. Ele também ressaltou a importância de os pais de alunos não contratarem vans ou microônibus sem o selo de vistoria. “O adesivo afixado no para-brisa atesta a realização da inspeção, e garante que o serviço está regular junto ao Município”, frisou.

Para o segundo semestre deste ano, a etiqueta escolhida para identificar os automóveis vistoriados tem cor vermelha.  Para obtê-la, o interessado deve solicitar, pelos números 3379-7966 ou 3379-7973, o agendamento da inspeção e a emissão do boleto. As taxas referentes ao recadastramento da frota somam, para cada veículo, o total de R$ 294,23. Estão inclusos no montante o valor de renovação da licença (R$ 251,51) e de realização da vistoria (R$42,72).

Entre os itens observados no exame, executado nas plataformas 29 e 30 do Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), estão cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, limpadores de para-brisa, faróis, setas, aspectos de limpeza e conservação do veículo, além de outros dispositivos essenciais à segurança dos estudantes.

Foto: Divulgação - CMTU