Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prefeitura promove lançamento do projeto “Natal de Luzes de Londrina”

Pontos turísticos, ruas, avenidas e canteiros serão decorados com árvores natalinas com lâmpadas de LED; durante a solenidade foram entregues 60 novos termos de cooperação do programa Boa Praça

  • Escrito por Dayane Albuquerque e Assessoria de Comunicação da CMTU

 

Na manhã desta quinta-feira (23), foi realizada, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, a solenidade de lançamento do projeto “Natal de Luzes de Londrina”, que objetiva resgatar o espírito natalino na cidade. Para isso, os principais pontos turísticos e vias do município serão decorados com árvores natalinas com lâmpadas de LED. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e não trará nenhum custo para o Município, pois tudo será feito através de parcerias.

natal.de.luzes.5.IlustrativaTambém fazem parte das ações voltadas ao Natal de Londrina a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com o Programa Boa Praça, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), que ficou responsável pela programação cultural do período, incluindo shows e apresentações, e o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) que, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, vai executar a Casa do Papai Noel. Ela será montada no Museu de Arte de Londrina, com abertura prevista para o dia 7 de dezembro. Neste dia, o Papai Noel sairá, às 19 horas, da entrada do Sesc Cadeião, dará uma passeio pela cidade e chegará às 20 horas na Casa do Papai Noel.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que há muitos anos Londrina não tem um “Natal de Luzes” e, por isso, a administração foi atrás das parcerias para deixar a cidade mais animada e bonita. “Isso proporciona um clima positivo e autoestima para as pessoas, além de movimentar a economia e trazer pessoas de outros municípios para cá”, frisou.

Marcelo aproveitou a oportunidade para convidar os empresários londrinenses e pessoas físicas que queiram adotar praças, canteiros, avenidas e outros, para colaborar com o natal da cidade. Informações sobre isso podem ser obtidas na Codel, no telefone 3379-2326.

natal.de.luzes.4.IlustrativaSobre a iniciativa - Por meio do projeto, receberão lâmpadas de LED e dois modelos de árvores de Natal diversos canteiros, ruas, rotatórias e pontos turísticos em todas as regiões da cidade. Entre os pontos que serão iluminados estão: a Avenida Ayrton Senna da Silva; Avenida Madre Leônia Milito com Higienópolis; Avenida Saul Elkind com a João Carlos Strass; Avenida Rio Branco com Leste-Oeste, Avenida Maringá com a Rua Goiás.

O Lago Igapó II receberá três árvores natalinas flutuantes e iluminadas, com oito metros de altura, e em seu entorno serão colocadas outras 35 árvores, em formato espiral. O Lago Igapó II foi escolhido pela Prefeitura por possibilitar acesso para diversas regiões da cidade.

No calçadão de Londrina, outro ponto turístico do Município, serão aproveitadas 120 luminárias existentes no local para serem inseridas 60 árvores iluminadas, em formato espiral. O calçadão também deverá receber outros pontos de iluminação dos parceiros da iniciativa. Já a Catedral Metropolitana será contornada com lâmpadas de LED, assim como a sua torre de 40 metros, que será totalmente iluminada, recebendo uma estrela na ponta.

Nas rotatórias, serão aproveitados os superpostes de iluminação, onde serão inseridas árvores de natal com nove metros de altura. Já nos canteiros, serão colocadas árvores de três metros de altura, em formato espiral.

O presidente da Codel, Nado Ribeirete, disse que o Natal de Luz de Londrina é o início de mais uma realização que o prefeito solicitou ao secretariado, desde o primeiro dia de seu mandato. “Nosso objetivo é resgatar o espírito natalino, além de fomentar o desenvolvimento econômico da cidade. Agradecemos a colaboração de todos os parceiros, em contribuir com a autoestima da cidade”, apontou.

natal.de.luzes.3.foto.ncomPatrocinadores - Segundo o diretor de Turismo da Codel, Fabian Trelha, a ideia é que os locais sejam decorados no dia 7 de dezembro, quando o comércio começa a abrir no período noturno, e permanece até o dia 8 de janeiro de 2018. Até agora, são patrocinadores da iniciativa, a Caixa Econômica Federal, Construtora Plaenge, Shopping Aurora, Solintel, Móveis Brasília e Econorte Triunfo. “Ainda temos outras áreas disponíveis para serem decoradas, mas estamos aguardando a posição dos patrocinadores”, contou.

O diretor de Turismo lembrou também que, por meio do Programa Boa Praça, da CMTU, o cidadão que já adotou ou venha a adotar praças neste período, também pode enfeitar os espaços com decoração natalina. “Além disso, os patrocinadores do projeto “Natal de Luzes de Londrina” também estão convidados a manter a adoção da praça, para fazer o serviço de capina, roçagem e paisagismo”, disse. O programa tem o objetivo promover a participação da sociedade na urbanização, nos cuidados e na manutenção das áreas verdes, em parceria com o poder público.

Trelha falou ainda sobre a importância de tornar a cidade mais bonita e iluminada na época do Natal. “Isso resgata o espírito natalino e a autoestima das pessoas, além de impulsionar a economia do Município. Todos os anos o Natal de Londrina injeta cerca de R$ 125 milhões na economia, aproximadamente cinco vezes menos do que o Natal de Gramado/RS, por exemplo, e creio que podemos melhorar estes números”, avaliou.

natal.de.luzes.P.foto.ncomO presidente da Acil, Claudio Tedeschi, agradeceu o esforço da Prefeitura e dos patrocinadores em viabilizar a decoração natalina. “Certamente este será um marco para cidade e teremos um Natal muito melhor do que os anteriores. Com isso, estimamos que haverá uma retomada econômica significativa e no próximo ano será melhor ainda. É uma honra poder participar desta ação e temos a certeza de que poderemos promover um bom final de ano para a nossa comunidade”, disse.

Para o presidente do Siconval, Roberto Martins, participar desta parceira traz muita alegria e satisfação, já que o projeto inicia um novo marco na decoração natalina do município, para toda a população de Londrina e região. “Houve um esforço grande de todos os parceiros em viabilizar a iniciativa, devido as dificuldades financeiras do atual momento, mas tudo deu certo”, afirmou.

O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Olides Millezi Júnior, destacou ser um prazer participar de mais um evento com a Prefeitura de Londrina e entidades. “Todos fizeram um grande esforço para fazer um Natal diferente, tanto no viés turístico, já que o projeto vai promover o Município, quanto no econômico, pois incentiva as vendas. São ações desta natureza que promovem o desenvolvimento regional, trazem divisas para a cidade e promovem o trabalho e a renda”, argumentou.

Programa Boa Praça - Durante a solenidade, o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacir Sgarioni, entregou 60 novos termos de cooperação do programa Boa Praça. O número é bem maior do que o que vigorava antes da reformulação do projeto pela atual administração, quando 26 pontos de Londrina recebiam manutenção por parte de empresas parceiras.

Dentre os locais adotados estão as rotatórias dos terminais Ouro Verde e Milton Gavetti e o entroncamento da Avenida Saul Elkind com a Carlos João Strass, na região norte da cidade. Na zona sul, foram assumidos o canteiro central da Avenida Harry Prochet e o cruzamento da Avenida Maringá com a Ayrton Senna.

Também foram contempladas com as novas adoções o espaço entre as avenidas Alziro Zarur e Robert Koch, na área leste, e os cruzamentos da Leste-Oeste com a Rio Branco e a avenida Universo, na face oeste da cidade. Em troca de benfeitorias e atividades de conservação, nestes e em outros pontos adotados, poderão ser instaladas placas de propaganda.

Com isso, o número de praças, canteiros, jardins e fundos de vale assumidos por empresas, cidadãos ou grupos de pessoas chegou a 72. Esta quantidade, no entanto, poderia ser maior, já que de janeiro para cá a CMTU retomou 14 pontos cujos cuidados não vinham sendo executados pelos adotantes conforme o acordado.

Novos interessados - Para aderir ao Boa Praça e ajudar a tornar a cidade mais bonita, o interessado pessoa física deve formalizar o pedido apresentando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e a proposta de ação para o lugar escolhido. O modelo da carta de intenções pode ser baixado pelo site da CMTU, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Além da descrição dos cuidados propostos, no caso de pessoa jurídica, é preciso entregar também cópia do ato constitutivo ou contrato social da empresa, cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cópia dos documentos pessoais do responsável legal.

Mudanças no programa - Com o objetivo de incrementar o embelezamento do Município e despertar na população o sentimento de responsabilidade e cuidado com os espaços públicos, no início do ano a CMTU realizou algumas alterações no Boa Praça. Ao contrário do que ocorria até o final de 2016, a companhia passou a exigir do proponente o plantio de flores num perímetro de pelo menos 15% da região pretendida, além da pintura dos meios-fios do entorno na cor branca.

De acordo com o coordenador de controle de praças públicas da CMTU, Leandro Rosa, outra intenção com as mudanças foi desonerar o poder público para que o Município ficasse livre para atuar em outras frentes da limpeza urbana. “Conforme a CMTU deixa de fazer a capina em determinado lugar porque o serviço passou a ser feito por empresas ou pessoas adotantes, o investimento voltado à conservação daquele espaço pode ser utilizado em outras áreas necessitadas”, ressaltou.

Dúvidas sobre o Boa Praça pode ser tiradas pelo telefone 3379-7985 ou, ainda, pelo endereço de e-mail cmtu.boapraca@londrina.pr.gov.br. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Também estiveram presentes na solenidade de lançamento do “Natal de Luzes de Londrina”, o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Ailton Nantes, Pastor Gérson Araújo e Felipe Barros; as assessorias do deputado federal Alex Canziani e dos vereadores Felipe Prochet e Vilson Bittencourt; o secretariado municipal, além de outros representantes de entidades e de empresas adotantes de áreas públicas.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página