Semáforos inteligentes recebem nova sinalização em Londrina

Para melhorar a percepção dos condutores quanto ao funcionamento dos dispositivos, CMTU está instalando novas placas e pinturas nos locais

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) deu início, na última segunda-feira (15), à implantação de sinalizações diferenciadas nos locais onde estão instalados os semáforos inteligentes em Londrina. Além de novas placas, os pontos começaram a ganhar uma faixa azul responsável por indicar onde os motoristas devem se posicionar para aguardar a abertura do sinal. Com previsão de término na semana que vem, a implementação da novidade tem por objetivo incrementar os avisos já existentes quanto ao funcionamento dos dispositivos.

De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, a complementação das informações foi necessária porque alguns condutores, muitas vezes distraídos, não se atentavam às placas originais e acabavam ficando parados no semáforo. “Monitoramos a dinâmica do trânsito nestas localidades e identificamos que, mesmo com o alerta, alguns veículos aguardavam a abertura do sinal longe do sensor, o que os fazia esperar longos minutos”, contou.

Segundo ele, a saída encontrada foi acrescentar placas e pintar o asfalto numa coloração diferente da habitualmente utilizada nas vias. “A faixa azul chama a atenção dos motoristas e mostra exatamente onde o automóvel ou motocicleta deve ficar para ser percebido pelo sensor. As placas complementam o informativo e, assim, esperamos que ninguém mais deixe de perceber o ponto exato de parada”, disse Pacheco.

faixa.azul.V2Até agora, o serviço foi executado no cruzamento entre a Eurico Hummig e a Ernâni Lacerda de Athayde, na Henrique Dias com a avenida Duque de Caxias e na Anna Moreno de Mello Menezes com a rua Humaitá. A depender das condições climáticas, até o final da próxima semana a novidade chega aos entroncamentos da Maranhão e da Jorge Casoni com a Leste-Oeste, da Prefeito Faria Lima com a Joaquim Nabuco e da Oakland com a avenida Maringá.

Em parte destes pontos, além do sensor que percebe a presença dos motoristas à espera de passagem, o semáforo conta também com outra inovação adotada pela CMTU visando reduzir o número de acidentes com quem anda a pé: as botoeiras para pedestre.

Para usá-las, o cidadão deve apertar o botão e aguardar a imobilização total dos veículos. “O pedestre não pode pressionar e já querer que todo mundo pare. É necessário um tempo de segurança, que é quando componentes vão completar todo ciclo de passagem e, então, liberar a vez dele”, explicou o diretor.

Histórico – Pensados como alternativa para desafogar o trânsito em vias de movimentação intensa, os semáforos inteligentes começaram a ser instalados em Londrina em 2015. Diferente dos demais dispositivos, que paralisam o fluxo mesmo quando não há veículos aguardando a passagem, os equipamentos funcionais permitem que a circulação na rua ou avenida mais carregada ocorra sem interrupções, sendo bloqueada apenas quando algum condutor se aproxima da faixa de retenção. São sinaleiros que evitam congestionamentos à medida que impedem paradas desnecessárias.

Fotos: Vivian Honorato