Concurso cultural “A faixa é para todos. Olhe e sinalize!”

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) apresenta o concurso cultural “A faixa é para todos. Olhe e Sinalize”. Focada nos estudantes do 4º e 5º ano da rede municipal e particular de ensino, a iniciativa visa estimular a reflexão e a criatividade por meio da produção de textos relacionados à utilização da faixa de pedestres.

Para incentivar a participação das escolas e dos alunos e, assim, levar o debate sobre educação no trânsito para dentro da sala de aula, o concurso vai presentear os autores das três melhores redações com uma bicicleta e um kit ciclista cada. Além dos pequenos redatores, a premiação será entregue também aos professores responsáveis. A ideia é que, com os presentes, educadores e educandos passem a enxergar a bike como meio de transporte viável, sustentável e benéfico à saúde.

A escolha dos vencedores será realizada em três etapas distintas. A primeira, trabalhada nas próprias instituições de ensino, visa selecionar um texto entre os alunos do 4º ano e outro entre os do 5º para representar a unidade escolar. O material deverá ser entregue até o dia 18 de outubro no setor de protocolo da Secretaria Municipal de Educação.

A segunda fase, desenvolvida por uma comissão de servidores da pasta, vai eleger as 10 melhores produções  entre as escolas participantes, independente do ano de ensino dos autores. Todos os que chegarem neste estágio receberão o certificado de participação.  Já a terceira etapa será feita pela equipe de Educação no Trânsito da CMTU, que vai separar e premiar os três primeiros colocados.

Entre os critérios para a seleção das redações vitoriosas estão o foco na temática proposta; respeito ao limite de linhas e à tipologia textual; atendimento à norma padrão da língua portuguesa; coerência e coesão das ideias apresentadas.

A divulgação dos finalistas e dos vencedores ocorrerá a partir de novembro no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br e, ainda, nas redes sociais da CMTU e da Secretaria Municipal de Educação. A entrega das bicicletas deve ocorrer no mesmo mês, com data a ser informada nos mesmos canais.

BAIXE AQUI O REGULAMENTO COMPLETO

BAIXE AQUI O ANEXO 1 - FOLHA DE REDAÇÃO