Perto do fim do prazo, 28 das 130 vans escolares passaram pela vistoria obrigatória em Londrina

Período de inspeção vence na próxima quarta-feira (31); condutor que não realizar o procedimento estará sujeito à multa e perda da licença

Vence na próxima quarta-feira (31) o prazo para que os motoristas do transporte escolar em Londrina apresentem os veículos à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O procedimento é necessário para a realização da vistoria obrigatória, que garante a renovação do alvará para a atividade em 2018. Até esta quinta-feira (25), apenas 28 dos 130 carros que compõem a frota haviam sido submetidos à inspeção. Os micro-ônibus e as vans que não passarem pela verificação dentro do período estipulado estarão sujeitos à fiscalização, com possibilidade de perda da licença para o transportador.

O coordenador de Transporte Comercial da CMTU, José Carlos da Silva, orienta que os pais de alunos não contratem prestadores de serviço em desacordo com a legislação. “É muito importante que os responsáveis estejam atentos às credenciais obrigatórias e ao selo de vistoria, sempre afixado no para-brisa dos veículos. Além do adesivo, que neste semestre é na cor marrom, os contratantes devem conferir a carteira de condutor do motorista. Estes documentos atestam que a atividade está regular junto ao Município e devidamente periciada pela companhia”, alertou.

Vistoria – Para ser aprovado na verificação e, assim, ter a renovação do alvará, o transportador deve comprovar à CMTU o bom funcionamento do automóvel. Além de mostrar que itens de segurança como cintos, extintores de incêndio e pneus estão em boas condições, ele também deve confirmar a correta manutenção dos limpadores de para-brisa, faróis, setas, luzes de freio, entre outros dispositivos.

Valores – As taxas referentes à vistoria e à emissão da nova licença somam R$ 324,86. São R$ 258,90 relativos ao novo alvará, R$ 43,98 da taxa de vistoria e R$ 21,98 correspondentes à impressão da carteira de condutor. O boleto pode ser recebido pessoalmente ou por e-mail, mediante solicitação prévia pelos números 3379-7966 ou 3379-7973.

Segundo o coordenador de Transporte Comercial da CMTU, os que fizerem o recolhimento das taxas até o dia 31 poderão proceder com a inspeção durante os primeiros dias de fevereiro. No entanto, o pagamento do boleto não livra o transportador das ações de fiscalização. “Mesmo que ele pague em dia, é imprescindível que o veículo seja submetido ao procedimento dentro do prazo previsto em lei. Quem passar disso e for flagrado operando o serviço, ainda que esteja com a vistoria agendada, poderá ser multado”, afirmou.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), realizar o transporte de escolares sem que o veículo tenha passado pela vistoria obrigatória é infração de natureza grave, com perda de 5 pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 195,23. Já pelo decreto municipal nº 949/2008, que regulamenta o serviço em na cidade, o valor da sanção varia entre R$ 198,50 e R$ 997,06.

Da Silva ressaltou que, quem ainda não efetuou a verificação, pode aproveitar a disponibilidade de vagas para os dias 30 e 31, no período da manhã. O procedimento é feito das 9h às 11h30, nas plataformas 29 e 30 do Terminal Rodoviário de Londrina (TRL).

registrado em: