Coleta - orgânico e rejeito
Links relacionados:
COLETA ORGÂNICO E REJEITO
A coleta de resíduos atende a população de mais de 540 mil habitantes (IBGE/2014) em Londrina, sendo coletados os resíduos ORGÂNICOS E REJEITOS de pequenos geradores, sejam eles residenciais ou comerciais. Os resíduos são destinados para a CTR - Central de Tratamento de Resíduos.
São considerados resíduos domiciliares todos os resíduos produzidos nas residências e que se referem a resíduos orgânicos (restos de alimentos, cascas de legumes, frutas, ovos, etc.), recicláveis (papel, plástico, metal, vidro) e rejeitos (resíduos que não podem ser reutilizados ou reciclados, tais como, papéis higiênicos usados, absorventes e fraldas usadas).
Atualmente, a coleta de resíduos sólidos domiciliares atinge todos os domicílios da cidade, todos os distritos e algumas vilas rurais do município.
COLETA DIFERENCIADA
A coleta diferenciada é um modelo implantado pela CMTU no quadrilátero central na cidade de Londrina desde de 2011, e objetiva o recolhimento dos resíduos ORGÂNICOS às segundas, quartas e sextas-feiras e dos REJEITOS às terças, quintas e sábados e os RECICLÁVEIS uma vez na semana. A eficiência apresentada na região central da cidade deverá ser estendida, futuramente, a outras regiões da cidade.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
A coleta em Londrina atende domicílios que produzem até 600 litros por semana. As empresas devem providenciar junto a Secretaria do Ambiente (Sema) o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Se constatado que esse limite foi ultrapassado, a empresa é enquadrada como grande gerador e os responsáveispassam a ter que administrar por conta própria o manejo do rejeito e dos itens orgânicos resultantes de suas atividades. Para maiores informações, acesse o link http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15674&Itemid=1636
MAPA: COLETA RECICLÁVEL, ORGÂNICO E REJETOS