CMTU recolhe quase 900 toneladas de lixo no combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a 10ª edição da campanha do “Dia D” de combate à dengue, agora no Jardim Santa Joana (zona sul), e a expectativa se dá pela quantidade de lixo e materiais inservíveis que será retirada da região. Nas nove etapas anteriores, por exemplo, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que dá apoio e participa diretamente da programação, retirou uma média de 890 toneladas de lixo e demais materiais descartados, o que representa quase uma "quilotonelada" de resíduos carregados por meio de 89 caminhões. “Confesso que este número nos surpreendeu, mas é a realidade que temos que enfrentar, infelizmente”, avalia o presidente da companhia, Fabrício Bianchi. “As pessoas precisam ter mais consciência para não juntar tanto lixo ou materiais inservíveis”.
Pela apuração do setor de Operações, a CMTU retirou a seguinte quantidade de caminhão por bairro que já foi contemplado pela campanha do “Dia D”: 6 caminhões do Jardim Sabará; 10 do Jardim Bandeirantes; 3 da Vila Industrial; 13 do Jardim Vista Bela; 4 do Jardim Vale Azul; 9 do Distrito da Warta; 14 do Jardim Olímpico (incluindo Panissa e Maracanã); 8 do Conjunto João Turquino e 22 caminhões de materiais descartados no Conjunto União da Vitória.
Jardim Santa Joana – A 10ª etapa da campanha do “Dia D” acontece até sábado, dia 12, na região do Jardim Santa Joana. Desde a manhã de hoje (11), equipes da Secretaria de Saúde estão levando para a localidade diferentes serviços de prevenção e enfrentamento à dengue. Os trabalhos da SMS priorizam bairros onde há incidência mais elevada de casos notificados da doença.
Serviços variados compõem as atividades, incluindo trabalhos de campo com visitas domiciliares, orientações e conscientização, além de recolhimento de materiais descartados, que é feito pelas equipes da CMTU.
A previsão é que sejam visitados mil imóveis durante a campanha desta semana. Cerca de 50 trabalhadores do município estão envolvidos na operação, entre servidores e colaboradores da SMS e da CMTU.
A programação do primeiro dia teve início às 8 horas e a atuação das equipes envolvidas deve prosseguir até às 16. Já neste sábado, os trabalhos irão ocorrer das 8 às 13 horas.
Serviço – A Vigilância Ambiental da Secretaria solicita para que aqueles que não estiverem em casa no horário da visita dos agentes de endemias, entrem em contato pelo Disque Dengue (Coordenação do Controle de Endemias), da SMS, pelo 0800-400-1893. Por meio deste número o munícipe pode agendar, gratuitamente, a vistoria em seu imóvel.
Marcelino Jr. | Assessoria de Comunicação
Redes Sociais