Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Publicado edital para contratação de nova empresa de radar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Publicado edital para contratação de nova empresa de radar

  • Criado: Terça, 15 de Abril de 2025, 17h45
imagem sem descrição.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), gestora do sistema viário de Londrina, já publicou o edital para definir a empresa que vai gerir a instalação e manutenção dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que deverão entrar em operação no segundo semestre. O atual contrato vence em 31 de maio próximo.

As empresas que quiserem participar da nova licitação para implantação, operação e manutenção dos equipamentos em Londrina terão, até às 8h30 do dia 9 de maio, para entregar as propostas. O certame, bem como o início da sessão, na modalidade pregão eletrônico, também acontecem no mesmo dia, após às 9 horas.

Hoje de manhã, o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, recebeu a Imprensa para explicar alguns detalhes do edital. O processo licitatório será pela modalidade “Pregão Eletrônico”, com disputa aberta por meio da internet. O contrato, de cinco anos, está avaliado em até R$ 50.130.568,80 por todo o período, mas o diretor da CMTU acredita que, por ser pregão, este valor deverá cair substancialmente, trazendo economia para o município e para a companhia.

Para participar do processo, a empresa licitante deverá estar credenciada de forma direta, ou através de empresas associadas à Bolsa de Licitações e Leilões (BLL), até no mínimo uma hora antes do horário fixado no edital, que é 8 horas do dia 9 de maio, para o recebimento das propostas.

Para se cadastrar no Sistema Eletrônico de Licitações da BLL a licitante deverá acessar o link http://bll.org.br/cadastro/, realizar o download do Termo de Adesão, fazer o preenchimento e depois retornar o mesmo.

Dois tipos – A prefeitura, por meio da CMTU, apurou profundamente o edital para obter o provisionamento dos melhores equipamentos do mercado em termos de tecnologia embarcada. A vencedora do certame deverá fornecer, implantar ou instalar, operar e manter em operação 40 equipamentos de fiscalização eletrônica, do tipo Fixo, compreendendo 84 faixas de rolamento, para fiscalização de infrações por “excesso de velocidade, transitar em faixa exclusiva e deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada”, com tecnologia OCR para detecção, registro, armazenamento, processamento de dados estatísticos e transmissão de dados remotos on-line.

A mesma empresa também deverá fornecer, implantar ou instalar, operar e manter 30, equipamentos de fiscalização eletrônica, do tipo “Misto”, compreendendo 72 faixas de rolamento, para fiscalização conjunta ou não das infrações descritas acima mais as infrações de “parada sobre a faixa de travessia de pedestre, avanço de sinal vermelho e conversão/retorno proibido”. Os equipamentos deste modelo também deverão ser dotados de tecnologia OCR para detecção, registro, armazenamento e processamento de provas de cometimento de infrações de trânsito, processamento de dados estatísticos e transmissão de dados remotos on-line.

Também há a previsão, no edital, de fornecimento, implantação ou instalação e manutenção de central de monitoramento das operações e processamento de dados, lavratura de autos de infração de trânsito, emissão de alertas, monitoramento e recepção de imagens ou vídeos da estrutura externa própria da CMTU ou compartilhada por outros órgãos.

“Nós tomamos cuidado com o sistema de mecanismo de implante que é não cortar o solo [para instalação de sensores]. Queremos uma tecnologia mais avançada, e que traga uma novidade se comparada com o atual radar, que não tem, que é uma câmera ‘frontal’”, explica Sambatti. “Hoje a nossa aferição é feita apenas pela parte traseira do veículo, e agora nós vamos ter a [câmera] traseira e a frontal. A vantagem é que a gente melhora a qualidade das imagens processadas.”

Caso permaneça alguma dúvida sobre o cadastro, a empresa licitante poderá entrar em contato com o suporte da Bolsa de Licitações e Leilões pelo telefone (41) 3097-4600, ou utilizar o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já o edital está disponível para retirada na plataforma bll.org.br/editais, bem como no site da CMTU-LD no endereço licita.cmtuld.org, ou ainda no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), da Prefeitura de Londrina, consultando o processo 62004899/2025-71.

Informações – Em caso de dificuldade para localização ou acesso do edital, as informações podem ser obtidas na Gerência de Licitações da CMTU, à Rua Professor João Cândido, 1213, Centro, Londrina, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, ou pelos telefones (43) 3379-7908 e/ou 3379- 7945.

Marcelino Jr.   |   Assessoria de Comunicação

Registrado em:
Fim do conteúdo da página