CMTU tem artigo publicado em revista eletrônica do Detran-RS

A CMTU de Londrina teve artigo publicado na mais recente edição da Revista Escola DetranRS, editada pela Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). O volume 7 do periódico, lançado na última sexta-feira, 30 de maio, traz diversos textos que abordam a temática Cidades Inteligentes: soluções para o trânsito.
Assinado pela coordenadora de Educação no Trânsito e Segurança Viária da companhia, Mara Lucia Diniz de Assis, o escrito “O uso do georreferenciamento como ferramenta para a educação no trânsito” detalha a utilização de coordenadas geográficas de sinistros (acidentes) de trânsito no desenvolvimento de ações de conscientização no ambiente escolar em Londrina.
A publicação conta como, em consonância com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado em 2018 pela Lei n.º 13.614, o município cataloga e transforma em mapas cada ocorrência com vítima registrada nas vias do município pelo Corpo de Bombeiros.
O artigo explica que as informações dos sinistros são concatenadas com dados de geolocalização das escolas fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, permitindo, assim, estabelecer uma relação entre as coordenadas das ocorrências e a localização dos estabelecimentos de ensino.
A autora destaca no estudo que, a partir do cruzamento desses elementos, a CMTU consegue traçar um perfil de cada caso, apontando a descrição e a classificação do sinistro; os veículos envolvidos; a quantidade, gênero e idade das vítimas, entre outros aspectos que possibilitam compreender com clareza os acontecimentos.
É a partir dessas informações que os gestores da companhia fazem um diagnóstico dos sinistros e, durante a operação Volta às Aulas, realizada antes do início dos semestres letivos, promovem a intervenção educativa mais adequada à realidade de determinada unidade escolar. Por meio de abordagens, panfletagens e breves apresentações artísticas, pais e alunos são orientados, por exemplo, quanto ao uso da faixa de pedestres ou o respeito às vagas de embarque e desembarque.
“A organização dessas atividades passa pela análise de dados para identificação dos locais e dos tipos de ocorrências mais frequentes. Dessa forma, as escolas que concentram mais ocorrências recebem ações de orientação e fiscalização personalizadas, buscando modificar comportamentos nocivos e alterar a realidade local”, pontuou Diniz. A coordenadora revelou que, em 2025, o georreferenciamento aplicado à educação de trânsito no contexto escolar possibilitou o atendimento a 20 instituições de ensino, que, juntas, reúnem 3.700 alunos.
Periódico – A Revista Escola DetranRS é uma publicação online de caráter multidisciplinar, com periodicidade semestral, que se propõe a disseminar o conhecimento e a incentivar a leitura na área de trânsito, mobilidade e suas inter-relações. Baseado em Porto Alegre, o corpo editorial da revista se propõe a divulgar a produção de especialistas das áreas de educação, políticas públicas, estatística, saúde, engenharia, gestão e planejamento urbano relacionados ao trânsito e à mobilidade. Todas as edições da publicação estão disponíveis na íntegra em: https://revistaescola.detran.rs.gov.br/index.php/escola/issue/current.
Texto: Comunicação/CMTU
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