Terminal Central ganha melhorias e amplia serviços aos usuários

Em breve, os passageiros do Terminal Central do Transporte Coletivo terão novidades: a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), gestora do serviço do transporte coletivo na cidade, está implantando um sistema de áudio e som em todo o interior do complexo. A instalação começou em fevereiro e atualmente está em fase de testes, devendo ser ativado definitivamente em agosto.
Segundo o gerente de Administração dos Terminais, Alex José Luciano, com as caixas de som em operação será possível informar os usuários sobre alterações nas linhas do transporte, utilidade pública, problemas no trânsito em tempo real e informes sobre interdições de vias, entre outros, “e o mais importante: com o serviço de som ambiente iremos implantar a ‘Rádio MOV’, que terá inclusive notícias e muito mais”.
Os terminais de bairro já estão com o sistema de som implantado. Agora, com a instalação no Terminal Central, será possível inclusive integrar e disponibilizar as informações genéricas, de forma simultânea, para todos os passageiros de todos os terminais, “e, lógico, poderemos também divulgar informações específicas apenas para um determinado terminal, informações que só importariam para aquele público especificamente”.
Atualmente o TC passa por várias melhorias. Outras, menos recentes, também foram feitas e concluídas ainda no primeiro semestre deste ano.
Além do sistema de som ambiente, o balcão de informações do piso superior, por exemplo, foi revitalizado e já está em uso desde o primeiro semestre. As faixas viárias horizontais, por sua vez, receberam nova pintura no mês de fevereiro; e as luminárias do piso superior foram substituídas em abril, agora possibilitando a ampliação da iluminação.
Já no piso intermediário foi instalada a “Sala MOV”, no mês de maio. Entretanto, uma das obras que mais chamaram a atenção foi a abertura de posto de visita de água pluvial na pista de rolamento que fica na saída de veículos do piso inferior, pela Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), em fevereiro: “Há dois anos a rede estava entupida, provocando alagamento nas pistas principalmente em dias de chuva”, explica Luciano.
Mais recentemente, outra obra importante, entregue no começo de julho, foi a remodelação total do posto de arrecadação da entrada da Avenida São Paulo. A intervenção desobstruiu as barreiras arquitetônicas, melhorou a acessibilidade dos usuários e humanizou as condições dos trabalhadores das bilheterias. O mesmo modelo e padrão de obra serão realizados agora na entrada existente pela Rua Professor João Cândido, do lado oposto, a partir do próximo dia 14.
Por outro lado, a CMTU trabalha para resolver um dos gargalos antigos do Terminal Central. A Companhia já realizou um estudo técnico preliminar para embasar o lançamento, em breve, de uma licitação pública para substituir os atuais conjuntos de escadas rolantes por novos modelos.
Alex Luciano destaca que mais de 80 mil pessoas sobem e descem pelas escadas rolantes da estação todos os dias – o mesmo que as populações inteiras de Ibiporã, Jataizinho e Tamarana juntas. As escadas rolantes do Terminal Central de Londrina, que funcionam dia e noite por 18 horas ininterruptamente, são as mais utilizadas de toda a região norte do Estado.
Melhorias nos terminais de bairro – Não foi somente o Terminal Central que passou por melhorias no primeiro semestre. A CMTU também interveio em algumas estações da periferia. No Terminal Oeste, por exemplo, que fica no canteiro central da Avenida Abélio Benatti (Leste-Oeste), próximo da Avenida Universo, foram feitas melhorias no sistema de monitoramento, que atualmente passa por adequação.
Já no Terminal Vivi Xavier, na zona norte, foram realizadas, em março, nova pintura predial e nas faixas viárias; e, em abril, o mesmo aconteceu no Terminal Milton Gavetti. Em junho foi a vez do Terminal Irerê, distrito rural da zona sul, passar pelas mesmas revitalizações.
Outra novidade que em breve estará funcionando serão as novas áreas para comercialização de alimentos nos terminais Oeste e Ouro Verde, na zona norte, que atualmente estão em processo de instalação da parte estrutural dos quiosques de venda.
Marcelino Jr. | Assessoria de Comunicação
Redes Sociais