Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU comemora 32 anos de olho no futuro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU comemora 32 anos de olho no futuro

  • Criado: Quinta, 31 de Julho de 2025, 17h56
imagem sem descrição.

Na comemoração dos seus 32 anos, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) mostra que enxerga à frente e anuncia que quer antecipar o amanhã, e tratou de apresentar, nesta quinta-feira (31), um slogan que representa o que vem pela frente: “De olho no futuro.” A companhia lotou o auditório da universidade UniCesumar, na zona leste de Londrina, para uma manhã especial de prestação de contas. O evento contou com o prefeito Tiago Amaral, o presidente Fabrício Bianchi, vereadores, deputados, secretários municipais, demais autoridades e com diretores e boa parte dos colaboradores da empresa, que tem 300 funcionários. No roteiro, as ações, metas e projeções para o futuro. Mais de 200 pessoas, a maioria da sociedade civil organizada, Imprensa e representantes da comunidade, prestigiaram o ato.

No evento, o prefeito Tiago Amaral fez questão de ressaltar a nova visão em relação à CMTU, que, junto com a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) e Londrina Iluminação, formarão o tripé do processo de transformação tecnológica do município e contribuirão para um contexto nacional similar: “A única razão da nossa existência, como estrutura pública, é cuidar do cidadão londrinense”, disse o prefeito. Ainda em seu discurso, o prefeito enfatizou também a dedicação dos servidores e funcionários da Companhia. “Nossa missão é cuidar e apoiar nossos servidores com estrutura e condições. Assim vocês poderão, da melhor forma possível, cuidar de Londrina. Reconheço a importância dos nossos servidores”.

O presidente Fabrício Bianchi, por sua vez, salientou que a missão da Companhia é árdua, mas que, com o apoio das diretorias e, principalmente, dos servidores, é possível entregar bons serviços para os londrinenses. “Entendemos os desafios que a gente tem e as perspectivas de futuro”, resumiu, durante a sua fala. “Continuamos fazendo a análise de todos os contratos [são mais de 80] para poder enxergar e executar cada ponto de melhoria que é necessária dentro da CMTU”. Ele também lembrou que, ao assumir a presidência, em janeiro, escolheu os melhores profissionais para as diretorias e que encontrou a casa com excelentes servidores e colaboradores: “Os servidores são os que fazem tudo acontecer”.

Na solenidade, quem também enalteceu os funcionários da Companhia foi o presidente da Câmara Municipal, Emanoel Gomes. Em seu discurso, o vereador reconheceu que os funcionários “têm, sobre seus ombros, muita responsabilidade. O nosso patrimônio são vocês”. Para Gomes, a CMTU “é uma joia da nossa cidade muito importante que leva dignidade aos cidadãos”.

O evento da CMTU também contou com a presença do deputado estadual e ex-vereador de Londrina Jairo Tamura. Ele destacou o trabalho relevante e disse que o londrinense tem muito a agradecer à CMTU pelo papel de zelar pela cidade. Ele também elogiou a gestão do prefeito Tiago Amaral, “que tem contribuído bastante com sua experiência política”.

Outro que prestigiou foi o deputado federal Luiz Carlos Hauly. O parlamentar enxerga os 32 anos da CMTU como “um sucesso”. Para Hauly, a Companhia londrinense é uma empresa moderna e contemporânea, sempre servindo, facilitando, sinalizando, dando segurança e até mesmo evitando desastres. “A CMTU é uma empresa pública muito dinâmica”.

Presenças – Além do prefeito Tiago Amaral, presidente Fabrício Bianchi, deputados Luiz Carlos Hauly e Jairo Tamura, e do presidente da Câmara Emanoel Gomes, também prestigiaram a solenidade os vereadores Giovani Mattos e Sidnei Matias, representantes de outros vereadores, diversos secretários municipais, além de empresários, representantes da sociedade civil organizada e de trabalhadores, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal, Detran, representantes do Ministério Público, de departamentos e instituições de ensino, representantes da Imprensa e de membros do conselho de administração, conselho fiscal e comitê de auditoria estatutária da CMTU, entre outros. Também marcaram ponto representantes dos parceiros da CMTU no evento, como o Banco Senff, Jet Brasil e a própria UniCesumar.

A CMTU – Maior estatal municipal do interior do Paraná e uma das maiores do Sul do país, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) foi criada em 27 de julho de 1993 (Governo de Luiz Eduardo Cheida) a partir do desmembramento da antiga Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que funcionava no prédio da prefeitura. Com o tempo, a CMTU foi abarcando vários outros ofícios relevantes para a comunidade. Hoje soma a gestão de 68 tipos de serviços públicos diferentes e administra 80 contratos, alguns extremamente relevantes, como os que estão vinculados ao transporte coletivo, à coleta de resíduos sólidos (lixo) e à modalidade do sistema viário de trânsito de Londrina.

Além dos serviços masters como trânsito, transporte e coleta de resíduos, a CMTU faz a gestão de todo o serviço de zeladoria da cidade, o que inclui, por óbvio, o mencionado serviço de coleta de lixo, mais capina e roçagem, coleta de recicláveis, varrição e lavagem de próprios municipais (calçadas públicas, praças e jardins), fiscalização de terrenos privados e outorgas de licenças para as atividades de ambulantes, táxis e transporte por aplicativos, entre outros.

Há também o serviço de Bem-Estar Animal, que já funciona lá desde 2024 mas que agora está virando uma diretoria importante na estrutura organizacional da companhia.

Marcelino Jr.   |   Assessoria de Comunicação

Registrado em:
Fim do conteúdo da página