Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Videocast vai abordar riscos para os jovens no trânsito
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Videocast vai abordar riscos para os jovens no trânsito

  • Criado: Quarta, 20 de Agosto de 2025, 14h27
imagem sem descrição.

Os dados alarmantes sobre a vulnerabilidade dos jovens no trânsito do Paraná chamam atenção das autoridades da região. Diante disso, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a 12ª Circunscrição Regional de Trânsito (Detran) e a Companhia de Trânsito da Polícia Militar 5ºBPM de Londrina idealizaram um projeto que tem como diferencial a produção de um videocast especial (conteúdo digital que combina elementos audiovisuais) voltado especialmente para os adolescentes.

A iniciativa será levada para 14.500 alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio da rede estadual dos 19 municípios do Núcleo de Educação de Londrina. Uma sessão de perguntas direcionadas para debate também será aberta após a exibição.

A ação, que será realizada ainda neste mês, faz parte do projeto “Trânsito em Alerta”. A proposta é conscientizar sobre a segurança no trânsito entre adolescentes do ensino médio, abordando temas atuais e relevantes, como consumo de álcool, primeira habilitação, o exibicionismo e a responsabilidade individual no trânsito.

A apresentação especial terá um conteúdo técnico, empático e alinhado à realidade dos jovens, aliado a perguntas norteadoras para debate em sala de aula. A produção destaca também casos graves de acidentes reais para serem debatidos pelos especialistas.

O projeto será realizado em parceria entre serviços que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (CMTU, Detran e a Companhia de Trânsito da Polícia Militar 5ºBPM de Londrina). Segundo a chefe da Coordenadoria de Educação e Segurança Viária da CMTU, Mara Diniz de Assis, a estratégia dos organizadores é aumentar o engajamento e ampliar o alcance das palestras que já são realizadas dentro do programa, “considerando que os adolescentes são multiplicadores e estarão em breve inseridos no contexto da direção veicular”.

Os números justificam a ação: ao analisar dados alarmantes sobre a vulnerabilidade dos jovens no trânsito do Paraná, apurou-se que entre 2022 e 2023, por exemplo, foram registradas 21.118 internações por acidente de trânsito, gerando um custo de R$ 36 milhões ao Sistema único de Saúde (SUS). Na faixa etária de 20 a 29 anos ocorreram 6.060 internações e 1.119 mortes, com as motocicletas sendo as principais responsáveis pelos sinistros (acidente). Para adolescentes de 12 a 17 anos, embora com estatísticas mais antigas, de 2016, registre 2.147 feridos (o equivalente a 5% das vítimas não fatais), o cenário permanece preocupante.

Para a examinadora e educadora no Trânsito do Departamento de Trânsito (Detran), Regiani Juciani Lacerda, o projeto é importante porque conecta o adolescente com o trânsito na figura do fiscalizador e educador, “pois ele tendo um primeiro contato, de forma didática, com quem um dia pode fiscalizar ou avaliar o mesmo proporciona confiança e respeito com harmonia”. Conforme disse, este contato prévio “viabiliza a assertividade na hora do teste ou da fiscalização”.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Jéssica Elizabeth Gonçalves Pieri, por sua vez, considera “muito importante” a abordagem: “O transito é, de fato, uma das principais causas de morte de jovens no Brasil, e a importância do [projeto] ‘Trânsito em Alerta’ é justamente promover essa conscientização entre os adolescentes”. Para ela, é muito importante a abordagem deste tema “para que a maturidade e responsabilidade possa chegar na vida dos nossos estudantes mais cedo”.

Consumo de álcool – O trânsito é a principal causa de morte acidental entre jovens no Brasil. O consumo de álcool agrava significativamente esse risco: em 2021 foram 10.887 mortes associadas à embriaguez ao volante, o que equivale a 1,2 óbito por hora no país. Além disso, adolescentes estão cada vez mais expostos a influenciadores digitais de qualidade duvidosa e movimentos de exibição, como “rachas” e manobras perigosas com os carros, que estimulam comportamentos arriscados e ignoram as consequências reais. Esse quadro é agravado pela exploração desses temas em diferentes plataformas digitais e redes sociais, que frequentemente glorificam o risco em detrimento da segurança.

Para o Tenente Santos, da Companhia de Trânsito da Polícia Militar 5ºBPM de Londrina, o videocast tem o objetivo de mostrar sobre a importância de ser consciente ao estar inserido no trânsito, pois “aquele que descumpre as regras pode sofrer as sanções cabíveis, transformando o sonho de conduzir seu veículo automotor em problemas que carregará para toda a vida, sejam elas enfermidades físicas, psicológicas e consequências criminais”.

Como será – O videocast “Trânsito em Alerta” terá duração de 30 minutos, estrategicamente dividido em quatro blocos temáticos complementares para proporcionar uma narrativa progressiva e reflexiva voltada à sensibilização dos adolescentes sobre a segurança no trânsito.

O conteúdo foi produzido de forma dinâmica, com linguagem próxima ao público jovem, sem perder o rigor técnico e informativo necessário e conta com casos reais de acidentes graves para serem analisados pelos especialistas.

A abordagem inclui também o aspecto psicológico: por que tantos jovens arriscam suas vidas e as de terceiros em busca de adrenalina, aceitação ou validação social? Especialistas trazem suas experiências reais de campo para enriquecer a discussão.

A apresentação enfatiza a valorização de comportamentos preventivos no trânsito, aspectos fundamentais como o uso correto do cinto de segurança, do capacete, o respeito aos limites de velocidade, à sinalização e a prática da direção defensiva. O foco é a construção de uma consciência de que atitudes prudentes salvam vidas, inclusive a própria.

Marcelino Jr.   |   Assessoria de Comunicação

Registrado em:
Fim do conteúdo da página