CMTU terá conselheiros em duas câmaras técnicas do Contran

Responsável pela gestão do trânsito em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estará representada em duas das seis câmaras técnicas consultivas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o biênio 2025/2027. A cerimônia de posse e realização da primeira reunião de todas as câmaras do Contran será amanhã, quarta-feira de manhã, no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF).
As seis câmaras são compostas por 150 pessoas de todo o país, especialistas com notório saber na área de trânsito, com a missão de oferecer embasamento técnico ao Contran para subsidiar decisões de grande impacto no âmbito da segurança e mobilidade em todo o território nacional.
É a primeira vez que a CMTU participa, ao mesmo tempo, de duas câmaras do gênero – no caso, as câmaras temáticas de Educação para o Trânsito (CTEDUC) e de Gestão e Coordenação do PNATRANS (CTPNAT), que trata da implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito em todo o Brasil. A primeira é composta por 25 membros, já a segunda, por 34. Em 2019/2021, a companhia londrinense já havia participado da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET), e em 2022/2024, da CTPNAT.
No próximo biênio, quem representará a CMTU e Londrina são as servidoras Mara Lúcia Diniz de Assis (titular) e Fabiana Brinholi Proença, na câmara temática de Educação para o Trânsito, e Marcelo Fingoli (titular) e Laércio Voloch, na de Gestão e Coordenação do PNATRANS.
Processo seletivo – Para ingressar e ser representada no Conselho Nacional de Trânsito, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina participou de um rígido processo seletivo promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito, subordinado ao Ministério dos Transportes, com a função de fiscalizar e fazer cumprir a legislação de trânsito, além de supervisionar e coordenar os órgãos estaduais de trânsito, como os Detrans, por exemplo.
“Trata-se de um processo seletivo altamente criterioso e competitivo, com participação limitada a cinco representantes de órgãos municipais por câmara, escolhidos com base em análise curricular e comprovação de experiência técnica e profissional”, explica o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, justificando a CMTU como protagonista nacional na área de trânsito e mobilidade urbana. “A nomeação de membros da CMTU para compor as câmaras temáticas do Contran representa um importante reconhecimento técnico e institucional da capacidade do município em contribuir com políticas públicas de trânsito em âmbito nacional”.
Quem também se manifesta é o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti: “É uma conquista de grande relevância político-institucional, que projeta Londrina como referência em gestão e educação para o trânsito, conferindo ao município expressiva visibilidade e credibilidade junto aos órgãos federais, estaduais e demais municípios brasileiros”. Sambatti diz ainda que a representação proporciona maior inserção e protagonismo nas decisões e diretrizes nacionais voltadas à segurança viária, “refletindo diretamente na qualificação das políticas locais de mobilidade e redução de sinistros [acidentes]”.
Contatos – Na posse desta quarta-feira, os membros das câmaras tomarão conhecimento das diretrizes do Contran para o próximo biênio e estabelecerão vínculos e redes de colaboração entre os membros dos diversos entes representados, incluindo equipes técnicas da Secretaria Nacional de Trânsito e do próprio Ministério dos Transportes.
Marcelino Jr. | Assessoria de Comunicação
Redes Sociais