Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU altera acesso de ambulâncias na sede do SAMU
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU altera acesso de ambulâncias na sede do SAMU

  • Criado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 17h12
imagem sem descrição.

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) finalizou o projeto para alterar o acesso de ambulâncias na sede do SAMU, localizada na Avenida Dez de Dezembro. O pedido de mudança por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estava parado há mais de dois anos.

A alteração proposta vai facilitar e agilizar a saída de viaturas da sede do SAMU para atendimentos na região norte de Londrina. Atualmente, os socorristas deixam a sede pela Avenida Dez de Dezembro, passam em frente a rodoviária e precisam fazer o contorno por baixo do viaduto com a Leste-Oeste para seguir para a zona norte. Em muitos horários do dia, as ambulâncias perdem minutos preciosos de atendimento para realizar o contorno.

O projeto, elaborado em conjunto com o IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), vai viabilizar a saída das viaturas direto pela Rua Potiguares no cruzamento com a Dez de Dezembro, permitindo que as equipes já saiam direto no sentido para a zona norte.

O diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, explica que serão realizadas duas intervenções no local. “Será feito o rebaixamento da calçada da sede na saída para a Rua Potiguares e o retorno das ambulâncias após os atendimentos também será feito pelo Potiguares em uma terceira faixa que iremos abrir ali, exclusiva para o uso das equipes do Samu”, apontou.

Serão instalados também semáforos exclusivos para indicar a saída das viaturas e semáforos de pedestres para garantir a segurança de motoristas e pedestres na região. “No momento da saída, os socorristas vão acionar este semáforo e automaticamente haverá o fechamento dos demais semáforos interrompendo o tráfego nos dois sentidos da Dez de Dezembro”, completou Sambatti.

O presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, ressaltou a importância da mudança e destacou a agilidade da Companhia em finalizar o projeto, que atende uma demanda das equipes do Samu desde da inauguração da sede, em março de 2023.

“Sabemos que cada segundo perdido no atendimento médico é crucial para salvar uma vida e esta alteração vai garantir uma melhor condição para o deslocamento das equipes. Nos surpreendemos quando soubemos que este pedido tinha sido feito a mais de dois anos. Por isso, colocamos como prioridade esta mudança que temos certeza que será a melhor alternativa depois dos nossos estudos técnicos”, frisou.

O presidente do IPPUL, Cláudio Bravim, afirmou que o projeto já está em análise no órgão. “Está entre as nossas prioridades neste momento e vamos finalizar nos próximos dias”, declarou. As mudanças serão implementadas e executadas pela Secretaria de Obras nas próximas semanas. 

Texto: Lucio Flávio Cruz/Assessoria de Comunicação

Registrado em:
Fim do conteúdo da página