Terminal Urbano reabre entrada pela Rua Professor João Cândido

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) finalizou e já entregou aos usuários a revitalização completa da entrada de passageiros da Rua Professor João Cândido, do Terminal Urbano Central do Transporte Coletivo, centro da cidade. As melhorias das guaritas foram iniciadas em julho e finalizadas no último final de semana. O acesso foi reaberto ao público na segunda-feira (8).
A reforma da outra entrada, pela Avenida São Paulo, já havia sido entregue no começo de julho, o da João Cândido segue o mesmo padrão. Desta forma, o novo layout de entrada e saída de usuários no TC foi concluído. O gasto total dos dois acessos foi de R$ 645 mil, recursos alocados na planilha de custos das duas concessionárias do transporte coletivo da cidade: a Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul.
Pelo projeto executado, a entrada pela Rua Professor João Cândido compreendeu a retirada de todas as barreiras arquitetônicas (grades), reforma e climatização das guaritas de arrecadação, para oferecer conforto aos servidores do local; instalação de forro e nova iluminação no espaço, reforma e ampliação do posto de venda de créditos e remodelação de toda a parte elétrica do local.
Todos os dias o Terminal Central registra uma média 88 mil passagens (são 44 mil passageiros que circulam pelas dependências). “A obra, em seu aspecto geral, foi feita para humanizar o local, além de oferecer melhor acessibilidade e conforto aos clientes e trabalhadores do transporte”,explica o gerente de Administração dos Terminais da CMTU, Alex José Luciano.
Aberto de domingo a domingo, 24 horas por dia, o Terminal Urbano Central comporta, atualmente, 57 linhas de transporte coletivo distribuídas entre dois pisos, com entrada dos ônibus pela Rua Professor João Cândido e Avenida Leste-Oeste.
Reforço na estrutura – Além das melhorias nos acessos, a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Pavimentação, está executando obras de recuperação estrutural do TC. Os serviços começaram dia 20 de agosto, e atualmente os operários estão retirando o reboco da parede de sustentação.
O projeto prevê o reforço da estrutura em concreto armado do terminal, com reparos e recuperação de diversos pontos onde há infiltrações e corrosões: “O objetivo é oferecer mais segurança e conforto para usuários e profissionais que trabalham ali, principalmente nos dias de chuva”, esclarece Luciano. A previsão é entregar a obra em janeiro do ano que vem.
Marcelino Jr. | Assessoria de Comunicação
Redes Sociais