CMTU retoma Campanha “Olhe e Sinalize” com foco em locais de grande concentração de pessoas
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza a partir desta quarta-feira (21) as primeiras ações da Campanha “Olhe e Sinalize” em 2026. Com atividades educativas sobre o uso da faixa de pedestre, o projeto chega a pontos na zona norte, leste e centro de Londrina. O foco inicial é para locais com grande concentração de pessoas, especialmente no período de férias.
Nesta quarta-feira, o primeiro local a receber a equipe de Educação de Trânsito da diretoria de Trânsito da CMTU é a zona norte. A ação acontece na Avenida Saul Elkind, em frente ao número 1825, a partir das 9h. No período da tarde, às 13h, as atividades se concentram também na Saul Elkind, mas em frente ao número 1433.
Na quinta-feira (22), a partir das 13h, o Olhe e Sinalize estará na Avenida Theodoro Victorelli, em frente ao Boulevard Shopping. Na sexta-feira (23), o trabalho será desenvolvido na Alameda Manoel Ribas, em frente ao número 67, no Centro, no período da manhã e também da tarde.
A coordenadora de Educação de Trânsito e Segurança Viária da CMTU, Mara de Assis, explica que o objetivo desta primeira etapa da Campanha é reforçar as atividades fundamentais para preservar a vida dos pedestres, sobretudo em locais com grande movimentação, em razão do período de férias.
“O nosso foco é em locais de grande concentração de pessoas, por isso, a ideia de fazer em shopping e próximo ao Calçadão. Também estamos intensificando as ações educativas e de fiscalização na Saul Elkind, que registrou quatro óbitos no ano passado, sendo dois de pedestres”, explicou a coordenadora.
A Campanha “Olhe e Sinalize” foi lançada em 2017, como evolução do antigo programa “Pé na Faixa”, com o intuito de conscientizar a sociedade londrinense para o respeito à faixa de pedestres.
Além de incentivar a travessia somente sobre as faixas de segurança, a campanha estimula que, antes de iniciar a passagem, o pedestre aguarde na calçada; estique o braço para indicar a intenção de cruzar a via; olhe para os dois lados; estabeleça contato visual com o motorista e só então, com todos os veículos parados, faça o movimento.
Mara de Assis lembra que as orientações da Campanha buscam reforçar que, apesar de ter preferência no trânsito, quem anda a pé precisa utilizar esse benefício com consciência. “Muitos atropelamentos ocorrem devido a atitudes imprudentes dos pedestres, daí a importância desse trabalho de convencimento”, ressaltou.
Texto: Lucio Flávio Cruz/Comunicação CMTU
Redes Sociais