Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU alerta para mudanças no trânsito e no itinerário dos ônibus na região do Terminal Acapulco

Alterações se devem à liberação do viaduto da PR-445 sobre a avenida Dez de Dezembro

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informa que, por causa da liberação do tráfego de veículos no viaduto da PR-445 sobre a avenida Dez de Dezembro, na região sul de Londrina, o acesso ao Terminal Acapulco pelos ônibus do transporte coletivo será alterado a partir deste sábado (20).

Com o fechamento da conversão à esquerda na altura da avenida Chepli Tanus Daher, próximo ao Corpo de Bombeiros, os coletivos não poderão mais entrar no terminal pela PR-445. Dessa forma, o acesso ao local se dará pela avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, passando pelas ruas Ludovina da Silva Barroso e Maria Vidal da Silva, no jardim Acapulco.

Ao todo, 15 linhas do transporte serão afetadas pela mudança de itinerário: 207 – Acapulco/Unopar Piza; 212 – Jd. Adriana; 214 – Cj. Jamile Dequech; 215 – Jd. Novo Perobal; 219 – Nova Esperança; 226 – Santa Joana; 260 – Usina Três Bocas; 270 – Selva; 600 – Expresso Acapulco/Irerê; 601 – Parador Acapulco; 602 – Terminal Irerê; 605 – Expresso Acapulco; 705 – Rápido Cafezal; 904 – São Lorença/Terminal Oeste; 905 – Acapulco/HU.

A alteração significa uma diferença de cerca de 780 metros em relação ao trajeto feito até então. O gerente de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, explica que, já a partir de amanhã, fiscais vão acompanhar a movimentação dos coletivos no entorno do Terminal Acapulco, conferindo o fluxo e os horários dos veículos. Segundo ele, o monitoramento vai se estender durante a semana que vem e, conforme análises dos fiscais, novas mudanças poderão ser adotadas.

Trânsito - Para preparar as vias que receberão o novo percurso dos ônibus, a companhia iniciou na sexta-feira passada (12) a recomposição da sinalização viária no jardim Acapulco. Além da revitalização nos locais por onde os coletivos vão passar, a CMTU estendeu o serviço a todas as ruas do bairro. O trabalho inclui a pintura de faixas de divisão de pista, quebra-molas, sinais de parada obrigatória, legendas de alerta, faixas de pedestres, implantação de novas placas, entre outras intervenções. Previstas inicialmente para serem finalizadas até quarta-feira (17), as atividades sofreram interferência da chuva. Dessa forma, o cronograma de atuação deve ser concluído na semana que vem.

O diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, alerta os moradores da região para as novas formas de acesso à região do Terminal Acapulco. “Como não haverá mais a conversão à esquerda na altura da Chepli Tanus Daher, as únicas formas de se chegar ao bairro será pela Eurico Gaspar Dutra e pela Harry Prochet, nas proximidades do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)”.

Pacheco conta que, neste sábado e durante toda a próxima semana, a companhia vai monitorar a área. O objetivo é orientar condutores confusos e evitar eventuais congestionamentos. “Vamos verificar de perto a nova dinâmica do trânsito naquela área e, em caso de necessidade, nossos agentes farão o controle manual do fluxo. A depender das avaliações, também o setor de sinalização viária poderá trabalhar com novas intervenções”, afirma.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página