Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CTR - Central de Tratamento de Resíduos
Início do conteúdo da página

Central de Tratamento de Resíduos (CTR)

CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS – CTR

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos do Município de Londrina foi concebida para o recebimento dos resíduos domiciliares, sendo dotada também de uma central de compostagem, com o objetivo de aterrar a menor quantidade possível de resíduos.
LOCALIZAÇÃO
Situada no distrito de Maravilha, com a área total de 30 alqueires, possui 3 células finalizadas e 1 célula em construção, com 5 lagoas de chorume com capacidade de 15.000 m³ e 4 barracões de compostagem. A CTR possui Licença Ambiental de Instalação (LI) atendendo as diretrizes das legislações ambientais vigentes, com o desenvolvimento de projetos para emissão de Licença de Operação.

Como chegar

ctr londrina

 

CÉLULAS DA CTR

ctr celulas

 

ctr celulas1



O lixiviado (chorume) produzido nos aterros é a principal fonte de impactos ambientais desta forma de disposição de resíduos. O projeto trata este problema com ações conjugadas através da:
• Minimização da geração: com o projeto eficiente de drenagem pluvial e operação cuidadosa das células, recobrindo os resíduos depositados para diminuir a infiltração de águas pluviais.
• Equalização e recirculação: para regularizar as variações de vazão na produção do lixiviado, além de permitir seu controle em momentos de pico.

LAGOAS DE CHORUME

lagoas chorume


PROCESSO DE COMPOSTAGEM

 

processo compostagem


A CMTU, com a construção da CTR tem por objetivo causar o menor impacto ambiental possível, atendendo todas as diretrizes das legislações ambientais pertinentes, considerando em seus dimensionamentos e estimativas a situação mais desfavorável, a favor da segurança das instalações.

ctr obras

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página