Novo site da CMTU está no ar a partir desta segunda-feira(17)

Página da companhia na internet ganhou nova estrutura para facilitar o acesso da população a informações e serviços

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU

Entrou no ar, nesta segunda-feira (17), o novo site da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Com aparência mais limpa e conteúdo de fácil acesso, o objetivo da nova página é dar mais transparência aos dados relativos à empresa e facilitar a busca de informações pela população. Para isso, a disposição dos assuntos ganhou nova formatação, organizada a partir das principais demandas recebidas pelo Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) da companhia, que diariamente tira dúvidas, recebe solicitações, registra queixas e denúncias dos moradores.
As alterações começaram já no endereço do domínio. O antigo “www.cmtuld.com.br” deu lugar ao “www.cmtu.londrina.pr.gov.br”, acompanhando o padrão já adotado por outros órgãos da administração municipal, como Ippul, Cohab, Fel e Codel. Outras novidades são a publicação de diversas planilhas contendo o controle de produção e os custos dos serviços públicos executados pela CMTU, bem como a disponibilização para download de uma série de materiais educativos na área de trânsito.
Com a reformulação do site, as informações mais relevantes sobre a limpeza da cidade, a fiscalização do trânsito ou o gerenciamento do transporte coletivo, por exemplo, estão todas à disposição em poucos cliques. Os conteúdos estão divididos entre a página principal e os menus laterais, que apresentam subdivisões com dados específicos de cada área de atuação da companhia.
Estrutura - Na parte central do site, os moradores podem conferir as principais notícias da CMTU e têm acesso à programação de corte do mato, aos horários e itinerários dos ônibus e aos mapas da coleta seletiva e do recolhimento do rejeito e do lixo orgânico, de forma simples e objetiva. A seção abriga também um link com o formulário de contato com o SAC da companhia, além de informações sobre o programa que permite que empresas privadas assumam a manutenção de espaços públicos em troca da exploração de publicidade, a respeito e multas de trânsito e sobre os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
No tópico “Institucional”, na parte esquerda do site, o internauta pode saber quem são o presidente e os diretores da CMTU. Pode também conferir respostas às perguntas mais frequentes da população e conhecer o histórico da empresa, a lei de criação, o organograma, entre outros dados.
Logo abaixo, no menu “Trânsito”, estão disponíveis informações sobre fiscalização dos condutores, sinalização viária, multas, estacionamento rotativo, credenciais para a utilização das vagas destinadas a idosos e portadores de necessidades físicas. Pelo link “Educação no Trânsito”, é possível baixar panfletos com dicas de segurança, além de cartilhas de atividades e jogos para crianças.
Na subdivisão “agendamentos”, grupos de idosos, escolas, associações de moradores e empresas podem solicitar a atuação do setor, que trabalha com palestras, brincadeiras, atividades lúdicas, peças teatrais e outras ferramentas. O objetivo da equipe é a construção de um trânsito mais humanizado e seguro em Londrina por meio da educação.
Na seção “Transporte”, estão disponíveis dados sobre o sistema de transporte coletivo em Londrina, terminais de integração, isenções tarifárias, táxi, mototáxi, transporte escolar e fretamento. Já no menu “Operações” o usuário pode conhecer os dias da coleta de lixo no bairro onde mora, pode saber como funciona a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da cidade, tem acesso à programação diária dos serviços de limpeza urbana e encontra informações sobre a fiscalização de descarte irregular. Dados sobre as feiras livres e as feiras da lua, sobre a lei Cidade Limpa e os critérios para a utilização de áreas públicas completam o conteúdo da seção.
O último tópico do site, definido como “Transparência”, apresenta aos interessados endereços, telefones, e-mails, horário de funcionamento e outras informações sobre o expediente da CMTU. Editais de licitação, relatórios de abastecimento da frota, balanço patrimonial, planilhas de custos e rendimento dos serviços, gastos com pessoal e recebimento de pedidos via lei de acesso à informação também estão à disposição da comunidade. Tudo para estreitar a relação entre o londrinense e a companhia, da forma mais simplificada e transparente possível.
O novo layout da página é o mesmo utilizado por empresas de economia mista e companhias pertencentes às administrações direta e indireta ao redor do País. A transição do site antigo para o novo se deu pelo trabalho integrado entre o setor de comunicação da CMTU e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura, responsável pela hospedagem da página.