Página inicial > Comunicados de Operações > CMTU faz a limpeza de pontos de descarte irregular nas regiões norte e sul nesta segunda (19)

Serviço integra o programa “Bota Fora”, que visa a recuperação de áreas degradadas

Nesta segunda-feira (19), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dá continuidade aos serviços de limpeza no conjunto Cafezal, na região sul de Londrina. Desde que a Prefeitura iniciou no bairro o mutirão “Cuidando da Cidade”, no último dia 8, o local tem recebido a retirada de lixo dos pontos de descarte irregular, trituração de galhos, capina, varrição e coleta de resíduos nas residências. Outra área a contar com a remoção de detritos é a rua Rudolph Keilhold, no Semíramis, na região norte. As iniciativas integram os esforços do Município em combater a degradação de áreas públicas pelo despejo clandestino de entulhos.

A CMTU realiza também o corte do mato em importantes avenidas de diferentes regiões. O trabalho contempla a Dez de Dezembro, Leste-Oeste, Madre Leônia Milito, Castelo Branco, Duque de Caxias, Bandeirantes, Pandiá Calógeras, Lúcia Helena Gonçalves Viana, Henrique Mansano, Sylvio Barros e Carlos João Strass.

A ação ocorre ainda nos fundos de vale, canteiros, praças, vielas e terrenos pertencentes à Prefeitura dos bairros Elizabeth, Ruy Virmond Carnascialli, Paraíso, Alpes, Milton Gavetti, Lindóia e Interlagos. No Cetral Park Residence, na zona oeste, a poda da vegetação é feita nos lotes particulares, com envio de multa aos respectivos proprietários.

Nos lagos Norte e Cabrinha, assim como no Centro Cívico, Praça Guimarães, Barragem e Aterro, há o esvaziamento de lixeiras e espetagem de resíduos jogados no chão. Já no Zerão é executada a limpeza completa do complexo esportivo, passando pelo gramado, anfiteatro, parques infantis, quadras e academias.

Os barqueiros operam a retirada de resíduos no espelho d’água do Igapó, enquanto os varredores têm expediente no quadrilátero central e nas avenidas Saul Elkind, Francisco Gabriel Arruda, Guilherme de Almeida, São João, Arthur Thomas, Leste-Oeste, Tiradentes, Jorge Casoni e Madre Leônia.

A equipe responsável pela lavagem de pisos atua no Calçadão, na rua Santa Catarina, nas avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, além do Bosque e das praças Marechal Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Willie Davids, Tomy Nakagawa, Sete de Setembro e Primeiro de Maio.

A CMTU executa ainda a pintura de meios-fios no entorno do Lago II, bem como da ponte de madeira da Castelo Branco, entre o Igapó III e IV. A descrição completa das atividades de limpeza e conservação pode ser acompanhada no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Reclamações, denúncias e solicitações são registradas diariamente pela companhia no telefone 3379-7900.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU