Página inicial > Comunicados de Operações > CMTU divulga a programação semanal de limpeza em Londrina

CMTU divulga a programação semanal de limpeza em Londrina

Atividades incluem capina do mato, remoção de entulhos, desassoreamento de lago, lavagem e varrição de pisos, entre outras ações

Entre esta segunda-feira (18) e a próxima sexta (22), equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) percorrem as regiões norte, sul, central e leste de Londrina para fazer a capina do mato. O serviço contempla áreas de uso coletivo como praças, fundos de vale, campos de futebol, vielas, canteiros e rotatórias.

Na região norte, os bairros atendidos são o Milton Gavetti, Itapoá, Paraíso, Catuaí, Itaparica, Coliseu, Nova Londrina, Hilda Mandarino, Continental, Maria Celina, São Paulo, Chefe Newton, Manoel Gonçalves e José Giordano, além do distrito do Heimtal.

Na sul, são roçados o União da Vitória, Nova Esperança, Franciscato, São Lourenço, São Marcos, Parque das Indústrias, Novo Perobal, Ouro Branco, Roseira e o patrimônio Selva. Na área central, são contemplados os jardins Indianápolis, Flórida e Vila Brasil.

Já na face leste da cidade os roçadores atuam no Califórnia, San Fernando e Santos Dumont, enquanto os trabalhadores responsáveis pelos lotes particulares têm expediente no jardim São Paulo II. Nesta localidade, o trabalho é seguido da emissão de multa aos respectivos proprietários, em conformidade com a Lei 11.468/2011.

Pelo contrato exclusivo de limpeza e conservação de áreas verdes, a CMTU promove o corte da grama e a coleta de detritos no Vale Água Fresca. Dá continuidade também à revitalização do Lago Cabrinha, onde ocorrem as atividades de desassoreamento da represa.

No Igapó II, III, na Barragem e no Aterro, o cronograma prevê a retirada de lixo do interior do espelho d’água, assim como a varrição, espetagem de pequenos resíduos e o esvaziamento de lixeiras. O Zerão, por sua vez, conta com manutenção completa do complexo esportivo.

No Avelino Vieira, segue o mutirão de serviços “Cuidando da Cidade”, uma iniciativa do Município para levar melhorias e qualidade de vida aos bairros. A contribuição da CMTU inclui a remoção de entulhos irregulares, coleta de resíduos velhos nos domicílios, moagem de galhos secos, varrição e capina.

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do Residencial Vista Bela recebe manutenção das baias de despejo e, na estrada de terra ao lado da empresa Dixie Toga, é feita a limpeza do ponto de descarte clandestino.

A programação envolve também a varrição diária do quadrilátero central. Além desta área, o trabalho é executado em vias de grande movimentação, como as avenidas Dez de Dezembro, Saul Elkind, Francisco Gabriel Arruda, Leste-Oeste, São João e Madre Leônia Milito.

Outra ação executada pela CMTU ao longo da semana é a lavagem de pisos. O serviço, realizado no Calçadão, no Bosque Marechal Cândido Rondon e nas praças do centro histórico, tem por objetivo amenizar a sujeira e os odores causados pelas fezes dos pombos.

Todos os detalhes do calendário de atividades podem ser acompanhados no site www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Solicitações, denúncias e queixas são registradas pela companhia no telefone 3379-7900, das 8h às 17h.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU