Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comunicados de Operações > CMTU executa serviços de limpeza sob protocolo de segurança
Início do conteúdo da página

CMTU executa serviços de limpeza sob protocolo de segurança

Para proteger moradores e equipes de trabalho contra o novo coronavírus, práticas incluem a lavagem periódica das mãos, utilização de álcool em gel prevenção a aglomerações durante as atividades

Para manter a cidade asseada e, ao mesmo tempo, preservar a integridade da população e dos trabalhadores envolvidos nas atividades de limpeza, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) tem adotado medidas de contenção ao novo coronavírus durante o trabalho nas ruas.

As equipes de capina, remoção de entulhos, varrição, conservação de lagos e áreas de lazer, entre outros serviços, estão atuando de acordo com os protocolos de segurança do Ministério da Saúde e do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Londrina, criado para atuar no gerenciamento de proteção ao COVID-19. Dentre as práticas em vigor estão a lavagem periódica das mãos, a utilização de álcool em gel e a prevenção a aglomerações.

Até a próxima sexta-feira (27), a expectativa é trabalhar em diversas frentes em vários pontos do município. No entanto, o calendário de ações pode ser alterado ou suspenso – em partes ou integralmente – segundo novas recomendações dos órgãos que monitoram a situação da doença.

Na região norte, os serviços incluem a capina de áreas públicas como praças, canteiros e fundos de vale no Jardim Santa Cruz e no Heimtal. Envolve também o mutirão “Unidos Contra a Dengue” no conjunto Parigot II e a impermeabilização da barragem do Lago Cabrinha, que desde setembro passado recebe obras de revitalização.

Na zona sul, a programação contempla o corte do mato nos bairros Cafezal, Tarobá, Chácaras São Miguel e Nova Esperança, onde a iniciativa é acompanhada da emissão de multa aos proprietários cujos terrenos têm sujeira e vegetação alta.

Entre ás áreas verdes e espaços de lazer, a CMTU promove a roçagem e coleta de resíduos no Igapó I e III, Aterro, Zerão e Barragem. É realizada ainda a limpeza do espelho d’água nos lagos II e IV.

Na face leste da cidade, outra ação de combate ao Aedes aegypti atende os moradores do Residencial Abussafe. A ação no bairro contempla o recolhimento de materiais velhos do interior das casas, moagem de galhos e recuperação de pontos de descarte irregular.

Já na área central é feita a capina e roçagem dos canteiros e laterais da avenida Dez de Dezembro. As praças do Centro Histórico, assim como o Calçadão e o Bosque, contam com a higienização de pisos. O trabalho de varrição, por sua vez, é desenvolvido ao longo de calçadas e sarjetas.

Os detalhes da programação podem ser conferidos no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Em razão do novo coronavírus, solicitações, queixas ou denúncias relacionadas à limpeza urbana têm sido registradas somente por meios digitais. O contato com a companhia pode ser feito pelo site ou, ainda, pelos e-mails opera@cmtu.info e sac.cmtu@gmail.com.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU

Fim do conteúdo da página