Página inicial > Comunicados de Operações > CMTU informa a programação semanal de limpeza em Londrina

CMTU informa a programação semanal de limpeza em Londrina

Destaque do calendário de ações é o serviço de capina do mato que, além da área central, contempla bairros das regiões norte, leste e oeste

Nesta semana, entre segunda (13) e a próxima sexta-feira (17), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dá continuidade aos serviços de limpeza e conservação das áreas públicas em Londrina. Além de manter a cidade mais bonita e agradável, as atividades são fundamentais no combate à proliferação do mosquito da dengue.

A programação de trabalho inclui a capina e roçagem do mato numa faixa que, somada, ultrapassa os 630 metros quadrados. Entre os locais atendidos estão praças, canteiros e rotatórias, campos de futebol, vielas e fundos de vales.

Na zona leste, o atendimento ocorre nos bairros Castelo, Ideal, Marabá, Itaúna, Vila Yara, Interlagos, Santa Fé, Vila Ricardo, Morumbi e Santos Dumont. Na face oeste do município, são contemplados o Bandeirantes, Jardim Delta e Sabará.

Na região norte, o serviço é realizado no Coliseu, Milton Gavetti, Pacaembu, Farib Libos, Tropical, Novo Amparo, Moema, Felicidade, Santa Luzia, Progresso, Paschoal Cantoni e Santa Monica, além do distrito da Warta.

Na área central, por sua vez, o corte do mato é feito na Vila Portuguesa, Vila Casoni, Vila Rica, Recreio, Marízia, Kase, São Caetano, Matarazzo, Brasil, Indianápolis, Flórida, Londrilar e Petrópolis.

O Zerão conta com limpeza completa do complexo esportivo, enquanto o Igapó ganha remoção de resíduos do interior do espelho d’água. O Cabrinha tem a continuidade dos trabalhos de desassoreamento e revitalização. Já do perímetro que vai da Barragem até o Lago IV, passando pela Praça Guimarães e o Aterro, o trabalho inclui coleta de lixeiras, espetagem e varrição.

Nos bairros São Jorge, na zona norte, e Piza, José Bastos de Almeida e Neman Sahyun, localizados na região sul, a CMTU dá sequência ao mutirão “Bota Fora Unidos Contra a Dengue”. Desenvolvida em parceria com outros órgãos e secretarias da administração, a iniciativa contempla a recuperação de pontos de descarte irregular e o recolhimento de materiais velhos guardados nos quintais dos moradores.

No centro, as atividades envolvem lavagem de pisos no Bosque Marechal Cândido Rondon, Calçadão, avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, além de algumas praças. O objetivo é a remoção da sujeira causada pelos pombos. Nos demais logradouros, a companhia promove a varrição de calçadas e sarjetas.

A CMTU ressalta estar acompanhando as orientações de enfrentamento ao novo coronavírus do Ministério da Saúde e do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Londrina, responsável pelo monitoramento da doença na cidade.

Assim, o cronograma dos serviços de asseio e conservação poderá sofrer mudanças e atrasos em virtude de eventuais novas determinações dos órgãos de controle. O calendário também pode ter alterações em razão da chuva. O intuito é resguardar a integridade da população e dos trabalhadores responsáveis pela limpeza urbana.

Denúncias, solicitações de atendimento e queixas relacionadas à área podem ser registradas, durante o período de quarentena, pelo endereço de e-mail sac.cmtu@gmail.com, assim como no site www.cmtu.londrina.pr.gov.br.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU