Coleta de Resíduos Recicláveis

O “Programa Londrina Recicla” foi instituído por meio do Decreto Municipal nº 829/2009 que passou a estimular a formação de cooperativas de trabalho, a qualificação e aprimoramento das práticas já existentes, assim como a humanização do trabalho realizado pelos catadores. A partir de março de 2010, a CMTU-LD formalizou o primeiro contrato de prestação de serviços de coleta seletiva com a COOPER REGIÃO. A contratação foi realizada por meio de dispensa de licitação, conforme estabelece a Lei Federal de Licitação nº 8.666/1989, em seu Artigo nº 24, inciso XXVII. E assim sucessivamente formaram outras cooperativas de catadores que também foram contratadas e desde 2015 são sete cooperativas que atuam na coleta seletiva de Londrina.
Por meio do contrato as cooperativas recebem pela prestação do serviço de coleta; subsídios para apoio administrativos e técnicos, para compra de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI); repasse para o recolhimento do INSS, INSALUBRIDADE e repasse para pagamento de locação dos barracões de armazenamento e triagem dos materiais recicláveis recolhidos. A coleta seletiva no sistema porta a porta é realizada uma vez por semana em cada setor.
Atualmente, a coleta seletiva é realizada em 100% da área urbana, incluindo distritos, patrimônios e vilas rurais, os materiais recicláveis são comercializados diretamente no mercado. Os domicílios da cidade, os serviços são distribuídos para as **7 cooperativas** devidamente credenciadas que empregam 262 recicladores, divididos da seguinte forma: Cooper Região, Cooperoeste, Coocepeve, Coopermudança, Ecorecin, Cooper Refum e Coopernorth.
Explore informações sobre a reciclagem em Londrina: acompanhe os dados de comercialização, veja o mapa da coleta seletiva e dos pontos de entrega voluntária (PEVs), conheça as cooperativas de reciclagem e envie solicitações ou reclamações sobre a coleta diretamente pelo formulário oficial da CMTU.
Redes Sociais