CMTU informa serviços de limpeza para esta sexta-feira (3)
Equipamentos foram instalados no cruzamento com as ruas Ceará e Santa Terezinha e em frente ao campus da Unicesumar
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) acionou nesta segunda-feira (6) os novos semáforos da avenida Santa Mônica, na região leste de Londrina. Instalados em dois pontos da via, no cruzamento com as ruas Ceará e Santa Terezinha e em frente ao campus da Unicesumar, os equipamentos passaram por ajustes e foram ligados já na parte da manhã.
Nos próximos dias, agentes da companhia vão acompanhar a movimentação no local para orientar os condutores sobre a novidade. O funcionamento dos dispositivos será observado no decorrer da semana e, caso seja necessário, outras regulagens poderão ser feitas.
De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, entre a Ceará e Santa Terezinha foram posicionados oito porta-focos em formato “I”, com três lâmpadas nas cores verde, amarela e vermelha. O cruzamento recebeu mais oito porta-focos exclusivos para pedestres, com sinais luminosos em verde e vermelho. Já em frente à universidade o conjunto semafórico compreende quatro porta-focos, sendo dois veiculares e dois para o tráfego a pé.
“As medidas devem trazer mais segurança viária e condições de mobilidade à região. Desde a inauguração do empreendimento, o trânsito na área passou a contar com mais veículos, principalmente nos horários de pico e início e término das aulas. Com tempos específicos para os condutores e pedestres, a expectativa é que o risco de atropelamentos e de acidentes caia consideravelmente”, afirmou o diretor.
Pacheco ressaltou, no entanto, a necessidade de que as normas de circulação sejam seguidas à risca, a fim de que as mudanças executadas de fato surtam os efeitos esperados. “De nada vão adiantar todas as alterações realizadas se os motoristas deixaram de respeitar o sinal vermelho e os pedestres não atravessarem nos locais corretos. Para que a segurança viária esteja assegurada, é preciso que todos se adequem às novidades”, frisou.
Adquiridos e implantados pela Unicesumar, os novos semáforos fazem parte do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do empreendimento, como contrapartida ao Município pelo aumento do fluxo na região desde a inauguração do centro universitário. Planejadas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), as intervenções contam com supervisão da CMTU, com posterior manutenção também a cargo da companhia.
Redes Sociais