Página inicial > Últimas Notícias > CMTU implanta “Integra Fácil” em dez linhas do transporte coletivo em Londrina

CMTU implanta “Integra Fácil” em dez linhas do transporte coletivo em Londrina

• Criado: Sexta, 16 de Março de 2018, 18h23

Nova modalidade de integração incorpora linhas do sistema em trajetos que ligam diferentes microrregiões da cidade

A partir desta segunda-feira (19), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estreia o conceito “Integra Fácil” em dez linhas do transporte coletivo em Londrina. Trata-se de uma modalidade de serviço em que o passageiro pode se deslocar entre diferentes regiões da cidade sem precisar descer do ônibus, com a opção de desembarque e integração no Terminal Central – o que até então não existia no município.

Com a novidade, coletivos utilizados em duas linhas distintas farão o mesmo trajeto de forma intermitente, sempre em direções opostas. Isto é, em vez de retornar ao bairro originário depois que chegam ao Terminal Central, os ônibus seguirão para outra localidade, incorporando o percurso de uma linha secundária.

Passarão a contar com a inovação, passando a operar de forma integrada, as linhas:

- 102 – Jd. Ideal e 206 – Jd. Europa;
- 104 – Jd. Interlagos e 308 – Jd. Bandeirantes;
- 112 – Alexandre Urbanas e 302 – Hedy;
- 200 – Vila Brasil e 408 – Vila Recreio;
- 201 – Jd. Califórnia e 209 – Jd. Cláudia.

Com as mudanças, os moradores do Jardim Ideal, por exemplo, poderão seguir para a rua Senador Souza Naves e a avenida Bandeirantes,  região que concentra grande número de clínicas e hospitais, sem a necessidade da troca de ônibus no Terminal Central. Da mesma forma, os usuários do Jardim Europa terão a chance de chegar à avenida Dez de Dezembro ou ao campus da Unicesumar sem precisar fazer baldeação no centro.

Com a incorporação dos dois percursos, os usuários continuarão embarcando nos pontos de costume. Por exemplo: os passageiros do 102 – Interlagos seguirão acessando os coletivos no mesmo ponto no Terminal Central, mas, quando tomarem os ônibus no bairro, o desembarque será feito no local utilizado pelo 206 – Europa e vice-versa.

Segundo o gerente de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, as alterações buscaram alcançar linhas com afinidades. “Além de incorporar linhas que contemplam diferentes regiões da cidade, procurando unir trajetos viáveis que concentram importantes polos geradores de tráfego, as mudanças foram baseadas em estudos de origem e destino dos passageiros”, explicou.

Até então, o conceito de integração diametral contemplava as linhas 800 – Terminal Vivi Xavier / Terminal Acapulco; 801 - Terminal Vivi Xavier / Centro Cívico; 802 – Terminal Vivi Xavier / Av. Bandeirantes; 803 - Terminal Vivi Xavier / Shopping Catuaí; 806 – Av. Saul Elkind / Shopping Catuaí; 807 - Terminal Oeste / Centro Cívico; 808 – Jd. Bandeirantes / HU; 809 – UEL / HU; 810 – Av. São João / Av. Tiradentes; 830 – Shopping Catuaí – Vivi Xavier e 834 – Shopping Catuaí – Terminal Milton Gavetti.

A partir de agora, com o lançamento das linhas “Integra Fácil”, novas microrregiões do município serão interligadas. A diferença é que, ao contrário das diametrais tradicionais, estas adentram o Terminal Central, oferecendo dezenas de opções de integração aos usuários. Outra vantagem, de acordo com o gerente Wilson de Jesus, é a economia de tempo.

O gerente contou que antes, para ir de um ponto e outro da cidade, o passageiro precisava desembarcar no Terminal, atravessar as plataformas, muitas vezes até transitar entre um andar e outro do local, encontrar o ponto da linha de destino e ainda aguardar a chegada do ônibus. “Com a modalidade Integra Fácil, o usuário permanece no ônibus e já segue para outra direção, eliminando o tempo que gastaria com o transbordo”, explicou.

Wilson de Jesus ressaltou que a implantação do novo conceito de integração não afetará a disponibilidade de horários nas linhas integradas durante os horários de pico. Nos períodos de entrepico - das 9h às 11h, das 14h às 16h30 e após as 19h – estão previstas pequenas variações para mais ou para menos, a depender de cada trajeto.

Para comunicar antecipadamente os passageiros sobre os ajustes, a companhia afixou cartazes nos coletivos e nos locais de embarque e desembarque de cada linha contemplada pelo “Integra Fácil”. Os usuários que tiverem dúvidas ainda podem entrar em contato com a CMTU pelo 3379-7900.

Além das dez linhas iniciais, a CMTU tem realizado levantamentos para estender a novidade para outras regiões da cidade, ainda sem data para implementação das mudanças.