Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Coleta seletiva em Londrina recebe visita do secretário do Ambiente de Guarapuava
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Coleta seletiva em Londrina recebe visita do secretário do Ambiente de Guarapuava

Objetivo foi conhecer o modelo de contratação entre a CMTU e as cooperativas de catadores atuantes no município

  • Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Quinta, 22 de Março de 2018, 09h07

Entre segunda (19) e terça-feira (20), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) recebeu a visita do secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, cidade do centro-sul paranaense. Celso Alves de Araújo e a equipe estiveram em viagem a Londrina para conhecer o sistema de coleta seletiva da cidade, considerado referência no Brasil.

A agenda incluiu um encontro com servidores da Coordenadoria de Resíduos Recicláveis da companhia, além da ida a um dos barracões de triagem da Cooper Região – a maior cooperativa de catadores instalada no município, responsável pelo atendimento a 87.383 domicílios.

Segundo o secretário, o objetivo da viagem foi trocar experiências e conhecer de perto a modalidade de contratação celebrada entre o poder público londrinense e as sete cooperativas de catadores atuantes na cidade, que repassa às entidades R$ 1,86 por residência coberta, mais o INSS dos trabalhadores.

Araújo contou que ficou surpreso com a estrutura do sistema e o nível de profissionalização da cooperativa. “Gostamos do que vimos e pretendemos continuar trocando conhecimentos, já que a nossa intenção é elaborar um contrato de prestação de serviços em Guarapuava semelhante ao que existe em Londrina”, contou.

O secretário explicou que a visita se deu, principalmente, em função de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que orientou que a prefeitura Guarapuava formalizasse o trabalho dos catadores no município. De acordo com ele, atualmente o poder público fornece os caminhões utilizados na coleta e banca as despesas de quatro barracões. Cerca de 150 catadores operam o serviço – que cobre 60% dos domicílios na cidade.  

“A meta é que, até 2020, a coleta contemple 100% dos moradores. Para isso, pretendemos formalizar o quanto antes a relação entre os catadores e a Prefeitura. Assim, teremos mais segurança para cobrar o correto desenvolvimento das atividades, estabelecendo os direitos e obrigações de ambas as partes”, disse.

Araújo garantiu que a área técnica e jurídica da Prefeitura de Guarapuava continuará em contato com a CMTU, a fim de obter apoio na elaboração do convênio. “Esperamos estreitar essa relação e, futuramente, estabelecer futuras parcerias”, assegurou o secretário.

Envolvendo o trabalho direto de aproximadamente 340 pessoas, o sistema de coleta seletiva em Londrina atende 100% do território do município. Em toda a cidade são 16 entrepostos, responsáveis pela triagem e comercialização de aproximadamente 750 toneladas de recicláveis por mês.

Evidenciando a importância do trabalho realizado pela companhia, nos dias 13 e 14 de março, o modelo local de reciclagem foi exibido em Bogotá, na Colômbia, durante a Reunião de Cúpula Sobre Sistema de Reciclagem Inclusiva na América Latina e Caribe.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página