Página inicial > Últimas Notícias > Coleta seletiva em Londrina recebe visita do secretário do Ambiente de Guarapuava

Objetivo foi conhecer o modelo de contratação entre a CMTU e as cooperativas de catadores atuantes no município

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Quinta, 22 de Março de 2018, 09h07

Entre segunda (19) e terça-feira (20), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) recebeu a visita do secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, cidade do centro-sul paranaense. Celso Alves de Araújo e a equipe estiveram em viagem a Londrina para conhecer o sistema de coleta seletiva da cidade, considerado referência no Brasil.

A agenda incluiu um encontro com servidores da Coordenadoria de Resíduos Recicláveis da companhia, além da ida a um dos barracões de triagem da Cooper Região – a maior cooperativa de catadores instalada no município, responsável pelo atendimento a 87.383 domicílios.

Segundo o secretário, o objetivo da viagem foi trocar experiências e conhecer de perto a modalidade de contratação celebrada entre o poder público londrinense e as sete cooperativas de catadores atuantes na cidade, que repassa às entidades R$ 1,86 por residência coberta, mais o INSS dos trabalhadores.

Araújo contou que ficou surpreso com a estrutura do sistema e o nível de profissionalização da cooperativa. “Gostamos do que vimos e pretendemos continuar trocando conhecimentos, já que a nossa intenção é elaborar um contrato de prestação de serviços em Guarapuava semelhante ao que existe em Londrina”, contou.

O secretário explicou que a visita se deu, principalmente, em função de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que orientou que a prefeitura Guarapuava formalizasse o trabalho dos catadores no município. De acordo com ele, atualmente o poder público fornece os caminhões utilizados na coleta e banca as despesas de quatro barracões. Cerca de 150 catadores operam o serviço – que cobre 60% dos domicílios na cidade.

“A meta é que, até 2020, a coleta contemple 100% dos moradores. Para isso, pretendemos formalizar o quanto antes a relação entre os catadores e a Prefeitura. Assim, teremos mais segurança para cobrar o correto desenvolvimento das atividades, estabelecendo os direitos e obrigações de ambas as partes”, disse.

Araújo garantiu que a área técnica e jurídica da Prefeitura de Guarapuava continuará em contato com a CMTU, a fim de obter apoio na elaboração do convênio. “Esperamos estreitar essa relação e, futuramente, estabelecer futuras parcerias”, assegurou o secretário.

Envolvendo o trabalho direto de aproximadamente 340 pessoas, o sistema de coleta seletiva em Londrina atende 100% do território do município. Em toda a cidade são 16 entrepostos, responsáveis pela triagem e comercialização de aproximadamente 750 toneladas de recicláveis por mês.

Evidenciando a importância do trabalho realizado pela companhia, nos dias 13 e 14 de março, o modelo local de reciclagem foi exibido em Bogotá, na Colômbia, durante a Reunião de Cúpula Sobre Sistema de Reciclagem Inclusiva na América Latina e Caribe.