Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza cadastramento de carroceiros em domicílio

CMTU realiza cadastramento de carroceiros em domicílio

Iniciativa vale para trabalhadores que solicitaram o atendimento especial durante os mutirões realizados pela Prefeitura

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Terça, 27 de Março de 2018, 09h04

carroceiros.foto cmtu.PA Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou, nesta segunda-feira (26), um trabalho de atendimento em domicílio aos carroceiros que não conseguiram levar os cavalos e carroças dos quais são donos aos mutirões de cadastramento promovidos pela Prefeitura de Londrina.

A iniciativa, que deve durar até o início da próxima semana, é voltada exclusivamente ao registro dos veículos de tração e dos animais cujos proprietários chegaram a solicitar o serviço especial durante as quatro etapas de cadastro. Realizado desde o dia 2 de março, a procedimento foi finalizado na última sexta-feira (23), na sede do antigo Pavilon, na zona sul da cidade.

Além da visita realizada hoje no jardim Imagawa, região norte, estão previstas idas a bairros como o São Jorge, Residencial Vista Bela, Eucaliptos, Mister Thomas, Califórnia, São Lourenço, Santa Fé e Monte Cristo. No total, 12 residências serão visitadas. O procedimento envolve a captação de imagens dos cavalos, a pintura do número de identificação das carroças e a emissão de um certificado de posse e registro dos veículos.

De acordo com Roney Moratto, agente da companhia encarregado da tarefa, as visitas visam finalizar o cadastro prévio feito pelos trabalhadores durante as ações da Prefeitura, quando as secretarias de Saúde, Ambiente (Sema), Governo, Assistência Social, Trabalho, Emprego se uniram para recepcionar os carroceiros.

“Os profissionais que estão sendo visitados atenderam previamente ao nosso chamado e compareceram a alguma etapa do mutirão. No entanto, por estarem com a carroça quebrada ou com o pneu furado, por exemplo, o cadastramento não foi 100% concluído. Então, para finalizar a catalogação, estamos indo à casa dos interessados”, explicou.

A movimentação ocorre em função do decreto municipal que prevê a transferência dos equinos situados na área urbana para o perímetro rural do município. A determinação, que já começou a vigorar, abre exceção somente para os carroceiros devidamente cadastrados – que terão um tempo maior para se adequar à lei.

Depois de passar pelas regiões oeste, norte, leste e sul de Londrina, o mutirão chegou à marca de 68 trabalhadores inscritos. Com os outros 12, cujo cadastro será efetivado em domicílio, o número de profissionais chegará a 80.

Segundo o Decreto nº 1.544, que proíbe a criação, circulação e manutenção de animais de grande porte na área urbana da cidade, todos os bichos encontrados em via pública que não pertencerem ao público cadastrado já podem ser apreendidos e encaminhados a doação.