Página inicial > Últimas Notícias > CMTU dá sequência à limpeza de ponto de descarte no jardim São Jorge

CMTU dá sequência à limpeza de ponto de descarte no jardim São Jorge

Iniciado em abril, serviço no bairro já teve remoção de 468 m³ de resíduos irregulares; previsão é que o trabalho no local dure mais uma semana

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 09h32

descarte.cmtu.DPA Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) deu continuidade, nesta quarta-feira (11), à limpeza do ponto de descarte irregular situado no jardim São Jorge, na região norte de Londrina. Iniciado no dia três, até agora o serviço removeu do local 468 m³ de resíduos clandestinos. A quantia representa cerca de 40 caminhões basculantes lotados de lixo e entulho retirados da área. Com o trabalho realizado hoje, a expectativa da companhia é que as atividades no bairro sejam encerradas dentro de uma semana.

No São Jorge foram encontrados restos de construção, galhos de árvores, móveis, resíduos recicláveis, rejeito e até mesmo restos de alimentos. Tudo isso despejado sem cuidado algum em área pública.

Zona oeste – Além da face norte, outro local atendido na semana passada pelos serviços de limpeza da CMTU foi o fundo de vale da rua Doutor João Nicolau, no jardim Tókio.  No total, foram retirados 23 caminhões basculantes, o que equivale a 214 m³ de detritos da área.

Fiscalização - Além do patrulhamento de rotina, incluído na rotina laboral dos agentes municipais, a CMTU realiza ações contra o descarte irregular em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e Força Verde.

dsecarte.cmtu.D2Além de prejudicar o ambiente e ocasionar problemas de saúde pública, fazer o despejo clandestino de lixo em logradouros públicos e espaços particulares em Londrina é uma prática criminosa. O Código de Posturas do Município, Lei 11.468/2011, prevê que a infração seja punida com multa de até R$ 3 mil. Já se o ato for considerado crime ambiental pelas autoridades competentes, o valor da penalidade pode chegar à casa dos R$ 50 milhões.

A CMTU apela para que a população auxilie na fiscalização e, juntos, poder público e sociedade reforcem a atenção sobre os indivíduos e empresas que não prezam pela qualidade de vida no município. Denúncias de descarte podem ser feitas na companhia pelo telefone 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora desses horários, os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal (GM), no número 153.