Página inicial > Últimas Notícias > Identificado por etiqueta em lata de tinta, morador limpa local de despejo após notificação da CMTU

Autor do descarte, que já tinha sido autuado por causa da irregularidade, poderia ter recebido uma segunda multa se não tivesse feito a remoção dos resíduos

• Escrito por Comunicação
  • Criado: Terça, 17 de Abril de 2018, 09h09

Após ter sido notificado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a realizar a limpeza do local onde, na semana passada, fiscais localizaram um descarte irregular de latas de tintas e materiais de construção, o cidadão responsável pelo despejo clandestino efetuou a remoção da sujeira. Com a faxina da área, localizada no fundo de vale da rua Doutor João Nicolau, no jardim Tókio, o indivíduo evitou o recebimento de uma segunda autuação. Em fiscalização realizada na última quinta-feira (12) ele já havia sido multado devido à irregularidade.

Segundo a coordenadora de Fiscalização da CMTU, Josiane Correia, o patrulhamento nos pontos ilegais de bota-fora tem ocorrido diariamente. Ela explicou que, durante as ações, todo tipo de informação pode ser utilizada na identificação dos autores. “As iniciativas de repressão a esta prática buscam localizar notas-fiscais, contas de água, luz, telefone e outros documentos que possibilitem o rastreamento dos poluidores. Tivemos sucesso, desta vez, em chegar ao responsável pelo descarte. No entanto, por falta de dados suficientes, em tantas outras oportunidades o ônus acaba ficando com o Município”, citou.

A coordenadora ressaltou que, quando a fiscalização consegue chegar aos responsáveis, muitas vezes eles precisam arcar com a limpeza de materiais descartados até mesmo por terceiros. “Desta vez, encontramos o causador da sujeira por meio de etiquetas coladas nas latas de tinta. Ainda assim, a notificação dada a ele determinou a limpeza completa do local, incluindo os demais resíduos presentes na área”, explicou.

O caso – Realizado na semana passada, o flagrante do despejo se deu poucos dias depois de a CMTU ter limpado a Rua Doutor João Nicolau. Na oportunidade, foram retirados da área cerca de 214 m³ de lixo e entulho.

Ao encontrar os recipientes com restos de tintura, fiscais da CMTU entraram em contato com a loja responsável pela venda dos itens e solicitaram o fornecimento de informações sobre o comprador. Com os dados em mãos, os agentes conseguiram localizar o autor do descarte, que reconheceu a aquisição e a disposição incorreta do material.

Morador do jardim Nápoles, o cidadão foi autuado de acordo com o artigo 181 do Código de Posturas do Município, Lei nº 11.468/2011. Além de ter tido que fazer a limpeza do local e de ter de pagar multa que pode chegar a R$ 3 mil, agora ele ainda precisa apresentar à CMTU um documento que comprove a destinação correta dos detritos retirados da via.

A população pode contribuir com o poder público no cerco contra os poluidores. Denúncias podem ser registradas na companhia pelo telefone 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora desses horários, os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal (GM), no número 153.