Limpeza no São Jorge já retirou do local 70 caminhões de lixo
Após quatro etapas do serviço, CMTU estima que ainda restem 600 m³ de resíduos a serem removidos
Com pouco mais da metade do trabalho já concluída, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) chegou nesta quarta-feira (18) à marca de 723 m³ de lixo e entulho removidos do ponto de descarte irregular localizado no jardim São Jorge, na região norte de Londrina. Entre restos de construção, móveis, galhos de árvore, pneus, roupas e recicláveis, o montante retirado da área soma até agora 70 caminhões basculantes ou, para efeito de comparação, 5.784 carriolas de pedreiro.
Iniciado no dia 3, o serviço no local incluiu até então quatro etapas de limpeza. Em função da grande quantidade de detritos ainda restante, a estimativa da CMTU é que sejam necessárias pelo menos mais três fases até que as atividades – que envolvem a retirada de mais 600 m³ de resíduos – sejam finalizadas.
Depois que o trabalho for arrematado, a expectativa da companhia é que a comunidade do entorno cuide do espaço e, num exercício de cidadania, se comprometa em não permitir que a área volte a ser alvo de descarte de lixo.
Além de poluir o ambiente, deixar a cidade feia e oferecer riscos à saúde da população, fazer o descarte ilegal de materiais é prática, terminantemente, proibida pela legislação. Segundo o Código de Posturas do Município, a irregularidade rende multa de até R$ 3 mil. Já se a atitude for considerada crime ambiental o infrator pode ser autuado em até R$ 50 milhões.
Fiscalização - Na semana passada, o despejo clandestino de latas de tinta rendeu a um morador do jardim Nápoles, na zona oeste, multa e notificação. Numa iniciativa pedagógica da CMTU, além de arcar com a lavratura do auto, o cidadão foi obrigado a realizar a limpeza da área.
O flagrante do descarte foi registrado no fundo de vale Doutor João Nicolau, no jardim Tókio, poucos dias depois de a companhia ter removido do local cerca de 214 m³ de lixo e entulho. Na oportunidade, a identificação do infrator se deu a partir de informações presentes na etiqueta colada em uma das latas. Para chegar ao responsável, a CMTU entrou em contato com a loja que havia efetuado a venda, que prontamente atendeu à solicitação de indicar o autor da compra.
Denúncias contra os indivíduos que não colaboram com a limpeza e a qualidade de vida em Londrina podem ser registradas na companhia pelo telefone 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora desses horários, os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal (GM), no número 153.
Redes Sociais