Página inicial > Últimas Notícias > Limpeza no São Jorge já retirou do local 70 caminhões de lixo

Limpeza no São Jorge já retirou do local 70 caminhões de lixo

Após quatro etapas do serviço, CMTU estima que ainda restem 600 m³ de resíduos a serem removidos

• Escrito por Comunicação
  • Criado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 08h33

Com pouco mais da metade do trabalho já concluída, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) chegou nesta quarta-feira (18) à marca de 723 m³ de lixo e entulho removidos do ponto de descarte irregular localizado no jardim São Jorge, na região norte de Londrina. Entre restos de construção, móveis, galhos de árvore, pneus, roupas e recicláveis, o montante retirado da área soma até agora 70 caminhões basculantes ou, para efeito de comparação, 5.784 carriolas de pedreiro.

Iniciado no dia 3, o serviço no local incluiu até então quatro etapas de limpeza. Em função da grande quantidade de detritos ainda restante, a estimativa da CMTU é que sejam necessárias pelo menos mais três fases até que as atividades – que envolvem a retirada de mais 600 m³ de resíduos – sejam finalizadas.

Depois que o trabalho for arrematado, a expectativa da companhia é que a comunidade do entorno cuide do espaço e, num exercício de cidadania, se comprometa em não permitir que a área volte a ser alvo de descarte de lixo.

Além de poluir o ambiente, deixar a cidade feia e oferecer riscos à saúde da população, fazer o descarte ilegal de materiais é prática, terminantemente, proibida pela legislação. Segundo o Código de Posturas do Município, a irregularidade rende multa de até R$ 3 mil. Já se a atitude for considerada crime ambiental o infrator pode ser autuado em até R$ 50 milhões.

Fiscalização - Na semana passada, o despejo clandestino de latas de tinta rendeu a um morador do jardim Nápoles, na zona oeste, multa e notificação. Numa iniciativa pedagógica da CMTU, além de arcar com a lavratura do auto, o cidadão foi obrigado a realizar a limpeza da área.

O flagrante do descarte foi registrado no fundo de vale Doutor João Nicolau, no jardim Tókio, poucos dias depois de a companhia ter removido do local cerca de 214 m³ de lixo e entulho. Na oportunidade, a identificação do infrator se deu a partir de informações presentes na etiqueta colada em uma das latas. Para chegar ao responsável, a CMTU entrou em contato com a loja que havia efetuado a venda, que prontamente atendeu à solicitação de indicar o autor da compra.

Denúncias contra os indivíduos que não colaboram com a limpeza e a qualidade de vida em Londrina podem ser registradas na companhia pelo telefone 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora desses horários, os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal (GM), no número 153.