Página inicial > Últimas Notícias > CMTU revitaliza entorno do Lago Igapó II

CMTU revitaliza entorno do Lago Igapó II

Mutirão de quase duas semanas coordenado pela CMTU com apoio de outras secretarias trouxe cara nova ao principal cartão-postal da cidade

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 08h32

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) entregou aos londrinenses, nesta sexta-feira (20), um grande trabalho de revitalização realizado no principal cartão-postal da cidade. Localizado entre as avenidas Higienópolis e Maringá, o entorno do Igapó II foi completamente reformulado. As atividades de recuperação incluíram limpeza geral, poda de galhos de árvores, pintura e instalação de mobiliários, reforma na sinalização de trânsito, troca de lâmpadas, substituição de lixeiras, entre outros serviços.

Coordenada pela CMTU, a revitalização do Igapó II contou com a participação das diretorias de Trânsito e Operações da companhia. Somaram forças na execução das atividades as secretarias municipais do Ambiente (Sema), de Obras (SMOP), a Cohab, além da Sercomtel e Sercomtel Iluminação.

Segundo o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a iniciativa integra um planejamento que pretende dar cara nova às principais áreas de lazer de Londrina. A intenção é que, gradativamente, ações integradas entre a companhia e outras secretarias municipais transformem não somente o visual destes locais, mas também a maneira como a população interage com eles. “A ideia é incentivar o convívio entre os moradores, fomentar a prática de exercícios físicos e estimular a ocupação dos espaços de uso coletivo”, explicou.

12.13 LIXEIRA DEPOIS- 18-04Melhorias - Iniciada no último dia 9, a revitalização do Igapó II trouxe nova pintura a postes, pontes e a mais 15 assentos de madeira. Também ganharam nova coloração os guarda-corpos, grades de proteção, lixeiras de concreto e o piso da academia ao ar livre. Já próximo aos aparelhos de ginástica pedras foram depositadas para evitar o desbarrancamento do solo pela ação da enxurrada.

A força-tarefa envolveu a desobstrução das caixas por onde escoa a água da chuva, bem como a reconstrução de tampas em 30 destas unidades. Na parte externa do local, calçadas quebradas ou com desníveis foram reparadas, enquanto os prismas de concreto que delimitam a ciclovia - danificados por batidas de automóveis e outros impactos - foram devidamente refeitos e pintados.

Para melhorar as condições de iluminação durante a noite, foi realizada poda das árvores com a retirada de galhos de baixa e média estaturas. Houve também a substituição de lâmpadas queimadas em toda a extensão da pista de caminhada.

Com o objetivo de aperfeiçoar o calçamento e a aderência ao chão durante as práticas esportivas, a área de corrida e passeio ainda recebeu pedriscos e, nos próximos dias, haverá a fixação de novas placas de indicação da distância percorrida.

O trabalho incluiu a reforma ou colocação de 50 novos cestos de lixo, a instalação de seis novos bancos de concreto e a troca da cabine telefônica inglesa situada na rua Professor Joaquim de Matos Barreto com a avenida Higienópolis.

Outra frente de atuação recompôs a sinalização de trânsito em todas as vidas do entorno, executou a pintura de meios-fios ao redor do lago e revitalizou a demarcação da ciclovia e ciclofaixa.

Realizadas periodicamente pela CMTU, as atividades de limpeza urbana - como capina e roçagem do mato, retirada de detritos da superfície aquática, varrição, esvaziamento de lixeiras e remoção de resíduos em geral – também foram intensificadas durante o mutirão.

O diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, ressaltou que iniciativa pretende alcançar outros espaços queridos do londrinense. “A expectativa é que, com essa força-tarefa, as melhorias sejam estendidas ao Zerão, ao Lago Norte, Praça Nishinomiya e ao Cabrinha. Tudo para que os moradores usufruam mais destes locais e desfrutem de dias agradáveis na companhia de familiares e amigos”, destacou.