Página inicial > Últimas Notícias > CMTU divulga Placar do Trânsito referente aos primeiros quatro meses do ano

CMTU divulga Placar do Trânsito referente aos primeiros quatro meses do ano

Levantamento revela diminuição no número de acidentes e de vítimas não fatais, mas aumento no índice de mortes

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 14h59

O número total de acidentes e de vítimas não fatais no trânsito em Londrina registrou queda de 6% e 9% nos primeiros quatro meses de 2018. Apesar disso, o índice de mortos cresceu 27% em comparação com o mesmo período do ano passado: foram 33 óbitos contra 26. Os episódios letais de atropelamento subiram de 6 para 12 e os de motociclistas de 11 para 13, numa alta de 18%.

Entre as mortes ocorridas na cidade, ainda estão 2 de ciclistas e 6 de condutores ou passageiros de automóveis. As informações atualizadas compõem o Placar do Trânsito, levantamento bimestral divulgado nesta sexta-feira (11) pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). De acordo com os dados apontados, a taxa de mortes nas ruas e avenidas da cidade ficou em 17,72 para cada grupo de 100 mil habitantes. Em todo 2017, o índice foi de 16,20.

Perfil das vítimas - Dentre os episódios fatais, 28 envolveram homens e 5, mulheres. O estudo indica que a faixa etária predominante está entre os 18 e 30 anos, com 15 casos, seguida dos 31 aos 59 anos, com 12. O público acima dos 60 anos registrou 6 mortes, sendo 5 por atropelamento. Quinze pessoas vieram a óbito no local do acidente, 12 nas primeiras 24h após o acontecido e 6 depois desse intervalo.

Foram 29 mortos na área urbana de Londrina, com a PR-445 em primeiro lugar entre as vias mais violentas. O trecho que corta o município entre Cambé e a saída para Curitiba contabilizou 4 casos, enquanto a parte rural da rodovia somou 2. Entre as ruas e avenidas administradas pela CMTU, a Saul Elkind, a Angelina Ricci Vezozzo, a Raposo Tavares e a Rua da Ginástica Olímpica computaram, cada uma, 2 mortes.

Na análise do diretor de Trânsito da CMTU, Pedro Ramos, os números indicam que o motorista londrinense tem deixado de obedecer a legislação viária. “Podemos observar que a imprudência e o desrespeito à sinalização foram os principais causadores de acidentes em boa parte dos casos. Tanto é que as ocorrências diminuíram, mas a gravidade permaneceu”, disse.

O diretor afirmou que, para reverter os índices de violência, a CMTU irá retomar as blitze em parceria com a Polícia Militar (PM). “Vamos intensificar a fiscalização, mas de uma maneira diferente. A intenção é fazer o bloqueio viário para a abordagem dos condutores e, ao mesmo tempo, manter fiscais circulando pelas vias adjacentes”, explicou.

Segundo Ramos, o objetivo é que o patrulhamento no entorno durante as blitze seja capaz de identificar indivíduos em comportamento suspeito ao volante. “No trabalho em conjunto a PM vai ampliar a capacidade de fiscalização. Assim, se localizarmos motoristas em situação duvidosa, poderemos abordá-lo e conduzi-lo ao ponto de bloqueio, a fim de uma checagem mais minuciosa”.

Multas – O Placar do Trânsito revelou também que, entre janeiro e abril, o número de autuações emitidas em Londrina chegou a 52.938. O montante engloba as multas emitidas por agentes da companhia ou da PM, por ação dos radares fixos e móveis e as geradas devido a não identificação de condutor.

Ultrapassar a velocidade máxima permitida para a via em até 20% foi a infração mais cometida na cidade durante o primeiro quadrimestre, com 23.087 registros. Em segundo lugar está avançar o sinal vermelho do semáforo, com 5.966 casos, e exceder o limite de circulação entre 20% e 50%, com 4.336 episódios.

Foto: Arquivo