Página inicial > Últimas Notícias > Dois flagrantes de descarte irregular de resíduos em um único dia

Dois flagrantes de descarte irregular de resíduos em um único dia

De manhã, motorista foi flagrado jogando materiais em uma estrada na região Norte; à tarde, o caso aconteceu em uma estrada de terra.

• Escrito por Renan Oliveira
  • Criado: Sexta, 18 de Maio de 2018, 12h39

fiscalização.sema.foto sema.P.jpeg

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), apreendeu, na manhã desta sexta-feira (18), um veículo que realizava descarte de resíduo irregular em local inapropriado. A apreensão foi feita por fiscais da Sema na estrada próxima à Avenida Angelina Ricci Vezozzo, ao lado da indústria Dixie Toga, na região norte de Londrina.

O motorista foi pego em flagrante praticando a ação, que consistiu em descarte de galhos, podas de árvore e da planta Falsa Murta, espécie que pode oferecer riscos à citricultura e é proibida na região de Londrina. O caminhão utilizado foi levado ao pátio da Sema e o condutor terá prazo de 20 dias para apresentar sua defesa.

O caso será avaliado pela comissão de  Assessoria Técnica Administrativa da Secretaria, que se reunirá para analisar a defesa, estipular o valor da multa e deliberar sobre a possibilidade de perda do veículo.

De acordo com a gerente de Fiscalização da Sema, Graziella Santana Damante, a apreensão foi realizada durante as ações de rotina que ocorrem todas as semanas na cidade em conjunto com a CMTU. “A Prefeitura está intensificando os trabalhos de fiscalização, pois Londrina vem registrando muitos casos de descarte irregular de resíduos em áreas de fundo de vale e outros locais proibidos. Queremos coibir essas práticas e chamar a atenção da comunidade para que os cidadãos não joguem materiais em áreas inapropriadas, pois já existem os pontos de descarte e empresas especializadas para receber esses resíduos”, frisou.

Dose dupla - E na tarde desta sexta, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou mais um flagrante de despejo irregular de resíduos em Londrina. Em patrulhamento na estrada de terra ao lado da empresa Bemis, na avenida Angelina Ricci Vezozzo, zona norte, agentes da CMTU surpreenderam um motorista que realizava o descarte de entulhos da construção civil.

Além de ter sido obrigado a recolher o material do solo, o indivíduo, que alegou desconhecimento quanto à proibição de lançar detritos de forma inadequada nas áreas públicas e particulares da cidade, foi autuado pelo artigo 181 do Código de Posturas do Município, Lei nº 11.468/2011. Além de precisar pagar multa de até R$ 3 mil.

A ação contou com o apoio da Força Verde e da Guarda Municipal.

Foi a segunda autuação do dia no mesmo local. Pela manhã, agentes da CMTU surpreenderam um motorista que realizava o descarte de galhos de árvore. Além de ter sido obrigado a recolher o material do solo, o infrator foi multado e teve o veículo que dirigia - um Renault Master Chassi - apreendido pela Secretaria do Ambiente (Sema), que ao lado da Força Verde somou forças durante a operação.

O patrulhamento no entorno dos pontos de descarte irregular ocorre diariamente em Londrina. As iniciativas buscam reduzir a quantidade de resíduos jogada nas ruas, bem como orientar sobre a utilização do Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Gerenciado pela CMTU, o espaço funciona em dois endereços: na rua Capitão João Busse, no jardim Nova Conquista, e na  Anníbal Balarotti, no Residencial Vista Bela. Entre os materiais aceitos no PEV estão podas de árvore, móveis em madeira, entulho, sofás e colchões.

A população pode auxiliar a CMTU na fiscalização. Para repassar informações sobre a irregularidade, o denunciante pode entrar em contato com pelo número 3379-7900. O atendimento funciona de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h. Além da companhia, também a GM atua nas rondas. A corporação atende no número 153, 24 horas por dia.

Fotos: Divulgação/SEMA