CMTU e PRF realizam nova blitz com foco nos motociclistas em Londrina
Iniciativa visa conscientizar sobre o grande número de mortos e feridos entre os que trafegam sobre duas rodas
Nesta sexta-feira (25), a partir das 14h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza novamente a ação educativa “Pilote em Direção à Vida”. Inserida na programação do Maio Amarelo em Londrina, a iniciativa ocorre simultaneamente em dois pontos distintos, na divisa entre as regiões central e norte da cidade. A operação é desenvolvida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e visa chamar a atenção para o elevado número de motociclistas mortos no trânsito.
A ideia é parar quem estiver de moto para um breve diálogo sobre segurança viária. As abordagens educativas envolvem a distribuição de panfletos, adesivos e brindes. Além disso, será feita a checagem da carteira de habilitação, bem como da documentação e das condições dos veículos.
Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Pedro Ramos, a blitz tem caráter essencialmente educativo, com o objetivo de sensibilizar pilotos e passageiros para uma mudança de atitude no dia a dia das ruas. No entanto, não está descartada a aplicação de penalidades se, no decorrer da ação, forem constatadas infrações. “Nosso foco é a conscientização do público, mas também precisamos estar atentos às irregularidades. Os números da operação passada demonstram a importância deste trabalho”, afirmou.
Na última terça-feira (22), quando a companhia promoveu a primeira edição do “Pilote em Direção à Vida”, cerca de 80 motociclistas receberam orientações diversas sobre pilotagem segura sobre duas rodas. A iniciativa incluiu também a emissão de 48 autuações por falta de habilitação ou problemas com o licenciamento veicular. Ainda em decorrência da ação, treze motos foram apreendidas. Uma delas, inclusive, era produto de furto e resultou no encaminhamento do piloto à delegacia por receptação.
Do início do ano até abril, 13 pessoas morreram em acidentes de motocicleta em Londrina. O número é 18% maior do que o registrado no mesmo intervalo do ano passado, quando foram registrados 11 óbitos.
Redes Sociais