Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU aciona novos semáforos no Jardim Leonor
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU aciona novos semáforos no Jardim Leonor

Equipamentos instalados no cruzamento da Avenida Luigi Amorese com a Rua Óleo Pardo começam a funcionar nesta quinta-feira (5)

  • Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU


Começam a funcionar, nesta quinta-feira (5), os semáforos instalados no cruzamento da Avenida Luigi Amorese com a Rua Óleo Pardo, no Jardim Leonor, zona oeste da cidade. A montagem da estrutura teve início há duas semanas e foi concluída ontem (4), quando a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) implantou nova sinalização viária no local. A execução do serviço atende ao projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e tem como objetivo reduzir o número de acidentes na região.


Com o acionamento dos dispositivos, quem vem pela Luigi Amorese no sentido centro – bairro tem como opção seguir em frente ou converter à direita, na Rua Óleo Pardo. Na direção oposta, o condutor pode continuar rumo à área central, converter à esquerda para acessar o Jardim Leonor ou, ainda, fazer o retorno. Já para quem sobe a Óleo Pardo, onde a liberação do fluxo será feita por sistema inteligente, apenas quando efetivamente houver veículos próximos à faixa de retenção, as alternativas são os dois lados da Luigi Amorese.


Além do controlador de tráfego e das três caixas porta-foco responsáveis por disciplinar a passagem, o trânsito no cruzamento será regulado por semáforos para pedestres, mais três repetidores e cinco faixas de segurança. Completam o serviço, a sinalização integral do entorno, incluindo a instalação de placas e a demarcação de setas de direcionamento, faixas amarelas e marcas de canalização.


De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Pedro Ramos, a implementação dos equipamentos era uma demanda antiga da região. Fora os diversos estabelecimentos comerciais nas proximidades, perto dali há também o Colégio da Polícia Militar de Londrina, onde funcionava o antigo Colégio São José. “A instituição atraiu estudantes de toda a cidade e o aumento na movimentação das vias fez com que a gente acelerasse a instalação dos semáforos”, contou.


Ramos afirmou que, para garantir a segurança dos que circulam pela área, sobretudo dos pedestres, a CMTU estuda a utilização de controladores de velocidade na Avenida Luigi Amorese. “Além dos novos sinaleiros e da sinalização rigorosamente em dia, outra medida que devemos adotar é a colocação de radares na via, cerca de duas quadras antes do cruzamento. A intenção é coibir as infrações de trânsito e melhorar a vida da comunidade do entorno”, garantiu.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página