Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Empresas do transporte coletivo e CMTU lançam aplicativo para facilitar a utilização dos ônibus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Empresas do transporte coletivo e CMTU lançam aplicativo para facilitar a utilização dos ônibus

Disponível nas plataformas Android e Ios, Moovit promete melhorar a vida dos usuários do sistema; aplicativos já podem ser baixados pelos clientes do transporte

  • Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Sexta, 20 de Julho de 2018, 08h16

As concessionárias TCGL e Londrisul, com apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), lançaram na manhã desta quinta-feira (19), no Terminal Central, uma ferramenta que promete facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo em Londrina. Trata-se do Moovit, aplicativo gratuito de mobilidade urbana presente em 2.200 cidades de 80 países.

Com ele é possível saber onde o ônibus está e quanto tempo falta para que chegue até o local de embarque do passageiro. Também dá para conferir a tabela de horários das linhas, acompanhar as rotas e quantas paradas ainda restam no trajeto, ver a direção passo a passo para qualquer lugar, estabelecimento ou atração no município. O aplicativo ainda alerta o usuário exatamente em que ponto descer, eliminando a necessidade de pedir informações aos cobradores e motoristas, por exemplo.

Segundo Marco Littig, diretor da Mobilibus, responsável pela produção de conteúdo para o Moovit, o trabalho na cidade envolveu a catalogação de 3.200 locais de embarque e desembarque entre as 145 linhas que operam o sistema. O inventário serviu para a criação do algoritmo que, aliado aos dispositivos de GPS veicular instalados na frota, permite monitorar em tempo real a dinâmica dos coletivos.

Para o gerente de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, a novidade retorna ao cliente parte do valor investido na compra da passagem. “Esse lançamento entrega facilidade e praticidade justamente a quem custeia o sistema, o cliente. É uma prova de que é possível, sim, aliar inovações tecnológicas a um serviço tão elementar como o transporte público”, frisou.

Já na opinião do diretor-geral da TCGL, Gildalmo Mendonça, o aplicativo vai simplificar a vida de quem já é cliente e, ainda, incentivar que novas pessoas passem a utilizar os coletivos. “Vai facilitar para todo mundo, certamente as movimentações pela cidade ficarão mais fáceis”, declarou.

A crediarista Adriana Pereira, que diariamente usa a linha 407 – João Paz para se deslocar de casa para o trabalho, aprovou a iniciativa. Apesar de conhecer os horários dos ônibus, ela afirmou que a inovação vai ajudar muita gente, principalmente aqueles que não sabem como se locomover. “Costumo dominar a frequência das linhas, mas com certeza vou baixar o aplicativo”, disse.

Disponível nas plataformas Android e iOS, o Moovit funciona em 40 idiomas e, em Londrina, já contabiliza mais de 100 mil downloads. Além do aplicativo, as informações do sistema de transporte no município estão presentes também no Here Go e Google Maps.

Foto: Divulgação/CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página