Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Transporte coletivo em Londrina ganha 34 novos ônibus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Transporte coletivo em Londrina ganha 34 novos ônibus

Veículos passaram a integrar a frota nesta quinta (26) e vão circular nas linhas troncais, radiais e alimentadoras

  • Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Sexta, 27 de Julho de 2018, 08h21

Onibus novosA Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) acompanhou, na manhã desta quinta-feira (26), a apresentação dos 34 novos ônibus adquiridos pela concessionária TCGL para a frota do transporte coletivo em Londrina. A solenidade de entrega dos veículos ocorreu no Museu de Arte e contou com a presença de funcionários da empresa e o público em geral. Após a exibição, os coletivos saíram em carreata pelas principais vias da cidade. Os carros, que já estão em circulação, passaram a integrar as linhas troncais, radiais e alimentadoras - que ligam uma região a outra, ou os terminais de bairro, sem a necessidade de integração no Terminal Central.

Com investimentos na ordem de R$ 10 milhões, os ônibus têm capacidade para transportar entre 50 e 80 pessoas. São modelos convencionais, de 13,2 metros, e também de tamanho reduzido, com 9,7 metros. Os veículos Mercedes-Benz com carroceria Marcopolo aliam tecnologia, segurança e conforto.  Todos contam com iluminação de LED, motor com gerenciamento eletrônico e baixa emissão de ruídos, bancos estofados, sinal de Wi-Fi, elevador semiautomático para cadeirantes e freios ABS.

Os coletivos também são adaptados para funcionar com 20% de biodiesel, o que contribui com o meio ambiente, à medida que reduz em 35% o lançamento de gases poluentes no ar. Completam a lista de novidades a pintura diferenciada nas cores azul, laranja e amarela, pensadas para destacar o conceito de mobilidade urbana do sistema. O design traz a logomarca da plataforma MOV, página na internet para download dos aplicativos de monitoramento dos ônibus.

Onibus novos 3O diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, ressaltou que a entrega dos carros baixou a idade média da frota, oferecendo aos usuários veículos mais novos e confortáveis. Ele parabenizou a TCGL pelo investimento e lembrou que o transporte coletivo é um dos serviços públicos mais bem avaliados pelo londrinense. “Ao lado dos aplicativos que permitem saber em tempo real o horário dos ônibus, esta é mais uma melhoria para o sistema. Certamente, a cidade inteira tem a ganhar”, disse.

Para o diretor da concessionária, Paulo Bongiovanni, a aquisição reforça o compromisso da empresa com Londrina e contribui para a atração de mais clientes. “A adoção de novas tecnologias tem o objetivo de fazer com que mais pessoas passem a utilizar os coletivos”. Ele salientou que, atualmente, a instituição emprega 1600 funcionários. “São eles que, diariamente, conduzem os moradores nos deslocamentos”.

Das 145 linhas que compõem o sistema de transporte coletivo em Londrina, 123 são operadas pela TCGL. A empresa atua em todas as regiões da cidade, com exceção dos distritos rurais, atendidos pela Londrisul.

Fotos: Divulgação

Registrado em:
Fim do conteúdo da página