Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Transporte Escolar já tem 1.695 estudantes cadastrados no segundo semestre

Interessados têm até 31 de agosto para fazer o agendamento online e requerer o benefício

• Criado: Segunda, 06 de Agosto de 2018, 17h13

Desde a abertura do prazo, em 16 de julho, 1.695 estudantes já se cadastraram no Programa de Transporte Escolar Municipal (PTEM) para o 2º semestre de 2018. Outros 695 efetuaram o pré-cadastro e agendamento online e aguardam o atendimento presencial para a entrega da documentação. O procedimento via internet fica disponível até 31 de agosto, data limite para a solicitação do benefício. Divulgados nesta terça-feira (7), os números são da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e têm como base a última sexta (3).

Segundo o gerente de Transporte, Wilson de Jesus, os alunos interessados no PTEM devem ficar atentos ao calendário, já que não haverá prorrogação do período de inscrições. “Após o final de agosto, não será mais possível fazer o agendamento. O próximo prazo de cadastro será no 1º semestre do ano que vem”, explicou. A exceção, afirmou o gerente, fica para os discentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que terão entre 20 de agosto e 21 de setembro para realizar o procedimento.

Na avaliação dele, a exigência de agendamento online antes da entrega da documentação tornou o ritmo dos atendimentos muito mais rápido. “Com dia e hora escolhidos pelo próprio estudante, os locais de comparecimento não têm registrado filas. A demanda ficou mais distribuída e compatível com a capacidade de acolhimento de cada posto. Com essa praticidade, a dica é que o interessado não deixe a solicitação para a última hora”, frisou.

Quem tem direito - Podem requerer o benefício os alunos devidamente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, de acordo com a Lei Municipal n° 12.641/2017. Estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio Técnico ofertado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) ou Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis têm direito à isenção de 100% no valor do bilhete. Cursos de capacitação profissional com carga horária igual ou superior a 160 horas, oferecidos por estas instituições, também dão direito ao desconto.

Já a compra da passagem com isenção de 50% está disponível para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio regular, alunos do sistema de educação de jovens e adultos (EJA), de cursos pré-vestibulares, superiores e pós-graduação. Quem se enquadra nestas categorias e ainda é inscrito no sistema CadÚnico (Cadastro Único) também pode pleitear a isenção de 100%, desde que consiga comprovar inscrição em ao menos um dos programas sociais de âmbito federal, estadual ou municipal em que seja obrigatória a comprovação de renda.

No site http://sw.tcgrandelondrina.com.br/sicadeweb é possível verificar a lista dos documentos exigidos, bem como programar o atendimento presencial nos postos distribuídos no Terminal Central, shopping Royal Plaza, Super Muffato da avenida Duque de Caxias ou na rua Quintino Bocaiúva, número 351. Além de receber a papelada, este último local também disponibiliza um computador com acesso à internet para os interessados. O objetivo é permitir que todos consigam efetivar o agendamento, mesmo aqueles que não possuem dispositivos eletrônicos.