Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial sem Carro movimenta Avenida Higienópolis neste sábado (22)

Dia Mundial sem Carro movimenta Avenida Higienópolis neste sábado (22)

Voltado à reflexão sobre formas sustentáveis de transporte e locomoção, evento oferece diversas atrações gratuitas para toda a família

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 14h57

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realiza neste sábado, das 7h às 17h, o Dia Mundial sem Carro. O evento ocorre na Higienópolis, região central da cidade, entre a rua Sergipe e a avenida Juscelino Kubitschek. A programação inclui serviços de saúde, cidadania, esporte e lazer. O objetivo é chamar atenção para soluções alternativas de mobilidade urbana, como a bicicleta e o ônibus, e ainda entregar ao pedestre um espaço tradicionalmente ocupado por veículos – como acontece em São Paulo, por exemplo, com o Minhocão.

O festival de atrações se estende durante todo o dia, mas algumas atividades têm horários específicos para ocorrer. Das 7h30 às 8h30, na quadra entre as ruas Goiás e Espírito Santo, o grupo Believe & Run traz técnicas de fortalecimento mental e estrutural para corredores amadores e profissionais. Às 9h, tutores de animais participam da “cãominhada” – caminhada dos pets.

Às 10h, na rotatória da Higienópolis com a JK, a professora Camila Tabosa oferece aos participantes uma aula de Kundalini Yoga – técnica que visa fortalecer as energias mental, física e nervosa do corpo humano. No mesmo horário, na altura do nº 682 da via, ocorre um treinão de Muay thai com o pessoal da academia Pattaya Fight Camp.
Às 14h30, o Decanato Centro da Arquidiocese de Londrina realiza a “Caminhada por um Mundo Melhor”.

O percurso segue até o Santuário Eucarístico Mariano, na avenida Madre Leônia Milito, e tem como ponto de partida a Paróquia Imaculada Conceição, situada na rua Tupi, nº 241.
Às 15h, ciclistas de toda a cidade participam de mais uma edição do “Ciclo Sesc – Movimente sua Vida no Pedal”. Com concentração e largada próximo à rua Pio XII, o passeio ciclístico tem trajeto de 15 km e passa pelas principais vias do município.

Das 9h às 12h, o “Tarobá no seu bairro” movimenta o cruzamento com a rua Sergipe com apresentações artísticas, aula de dança, zumba, atividades de saúde e cidadania. Já entre às 10h e às 15h, o violinista Roney Marczak, a dupla sertaneja Manu e Gabriel e as bandas Os Últimos Cães da Terra, Maniáticos do Reverb e Hermano Elétrix agitam o palco CMTU com muita música e descontração.

A programação inclui também feira de adoção de animais, cama elástica e xadrez gigante para a criançada, aula de bike para os que não sabem andar de bicicleta, exposição de motos, carros e ônibus antigos e espetáculo teatral. Tem ainda distribuição de água, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, doação de mudas de árvore e participação do canil e cavalaria da Polícia Militar (PM). Complementam o rol de atrações jogos de tênis de mesa, basquete, vôlei, parede de escalada e arco e flecha.

O Dia Mundial sem Carro em Londrina é uma realização da Prefeitura, por intermédio da CMTU, em parceria com as secretarias municipais do Ambiente e Idoso, Sercomtel, PM, Detran-PR, Sesc, Senac, universidades, emissoras de televisão, ONGs e empresas apoiadoras.