Programação da Semana do Trânsito marca fiscalização na segunda-feira
No domingo, agentes de trânsito participam do 10º Abraço no Lago pela Paz, com objetivo de chamar a atenção para o número de acidentes e mortes nas ruas e avenidas do município
Neste domingo (23), a partir das 9h, a Prefeitura e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dão sequência à programação da Semana Nacional do Trânsito em Londrina com o 10° Abraço no Lago pela Paz. O evento ocorre no entorno do Igapó II, entre as avenidas Higienópolis e Maringá. O objetivo é chamar a atenção para o número de mortos e feridos em acidentes viários, bem como clamar por uma cultura de respeito e gentileza no dia a dia das ruas.
Segundo o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, falar em harmonia e tolerância em relação ao próximo tem tudo a ver com a promoção e o incentivo de novas condutas no trânsito. “O Abraço no Lago, realizado anualmente pelo Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e a organização não-governamental (ONG) Londrina Pazeando, é um evento consolidado na cidade. Neste ano, para além de dar apoio, resolvemos incluir o encontro na programação da Semana do Trânsito. As ruas e avenidas, como espaços de uso coletivo, exigem dos condutores uma postura pacífica e cordial. Então a ideia é justamente incentivar práticas e relações de boa educação na dinâmica viária”, explicou.
Na segunda-feira (24), a CMTU intensifica a fiscalização contra o excesso de velocidade, infração mais cometida pelo motorista londrinense. A ação ocorre durante todo o dia e também à noite, sempre em vias de grande movimentação. Já das 7h às 18h estão programados patrulhamentos itinerantes da campanha “Olhe e Sinalize”. A ideia é coibir o desrespeito ao pedestre e orientar os transeuntes sobre a correta utilização das faixas de segurança.
Calendário de ações - Comemorada em todo o país entre os dias 18 e 25 deste mês, a Semana do Trânsito em Londrina teve início com uma série de palestras sobre mobilidade urbana e segurança viária. Os encontros ocorreram entre terça (18) e quinta-feira (20), no auditório do Sincoval. Os encontros reuniram especialistas da área, autoridades e membros da sociedade civil organizada.
Redes Sociais