Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Atividades da Semana do Trânsito em Londrina ultrapassam 54 mil atendimentos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Atividades da Semana do Trânsito em Londrina ultrapassam 54 mil atendimentos

Encerrado nesta terça (25), evento contou com circuito de palestras, blitze especiais de fiscalização e educação, além do Dia Mundial sem Carro

  • Criado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 08h59

Mais de 54 mil pessoas foram envolvidas nas ações de conscientização da Semana Nacional do Trânsito em Londrina, comemorada entre os dias 18 e 25 deste mês. A estimativa, divulgada nesta quarta-feira (26) pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), leva em consideração as palestras incluídas na programação, as iniciativas desenvolvidas nas ruas e o alcance dos materiais veiculados no Facebook e Instagram.

dia sem carro V1Só no Dia Mundial sem Carro, cujas atividades no último sábado (22) movimentaram a avenida Higienópolis, na área central, foram 23.685 atendimentos. Além dos serviços de educação e segurança no trânsito, o evento contou com passeio ciclístico, caminhada, apresentações culturais, aula de dança, yoga e muay thai, brincadeiras, feira de adoção de animais, distribuição de mudas de árvore, dentre outras atrações.

Em parceria com as forças policiais, a Semana do Trânsito também intensificou o patrulhamento contra o excesso de velocidade – atualmente a infração mais cometida pelo motorista londrinense – e promoveu checagens da “Lei Seca”, inclusive no período noturno. As diligências ocorreram em diversos pontos do município e resultaram na emissão de duas multas por embriaguez ao volante.

De acordo com o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a ação atendeu a expectativa de contribuir na conscientização para uma cultura de paz no dia a dia das ruas. “O gerenciamento do trânsito exige esforços contínuos de fiscalização, mas mudanças de comportamento passam necessariamente pela execução de trabalhos educativos”, afirmou.

dia sem carro V3Para o diretor de Trânsito, Pedro Ramos, o balanço da Semana é bastante positivo. E analisa que as discussões levantadas no circuito de palestras, bem como as abordagens de condutores, motociclistas e pedestres, colocaram em pauta a formação de uma nova mentalidade, um novo jeito de encarar a dinâmica viária. “As ações corroboraram a ideia de que não é preciso a presença do fiscal para que a sinalização seja respeitada. O poder público precisa fazer a parte dele, claro, mas cada cidadão tem sua parcela de responsabilidade”, frisou.

Ramos ressaltou que, apesar da estimativa de 54 mil atendimentos no período, o número de pessoas alcançadas indiretamente pelas intervenções foi muito maior. “Se imaginarmos que os conhecimentos repassados durante o evento foram e ainda serão replicados pelos envolvidos, chegamos num montante ainda mais elevado e isso nos deixa contentes”, contou.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 1997, a Semana do Trânsito ocorre anualmente em todo o território nacional. Além de buscar a preservação da vida, as atividades promovidas pelos órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito buscam aliar poder público e cidadãos na construção de relações harmônicas e pacíficas no dia a dia das ruas.

Fotos: Vivian Honorato

Registrado em:
Fim do conteúdo da página