Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza semana de prevenção a acidentes de trabalho

CMTU realiza semana de prevenção a acidentes de trabalho

Iniciativa oferece palestras sobre relacionamento interpessoal, uso de álcool e drogas, saúde mental, prevenção ao câncer de mama e a utilização de equipamentos de proteção

• Criado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 12h26

Nesta terça-feira (9), às 9h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dá início às atividades da sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O cerimonial de abertura ocorre no auditório do Senac, localizado na rua Raposo Tavares, n° 894, seguido de uma palestra com o tema “Relações Interpessoais”. Além do presidente e de diretores da CMTU, o evento vai reunir servidores da área administrativa, agentes de trânsito, transporte e operações.

sipat editada 2                                        sipat editada 3

Segundo o presidente da Comissão Interna da Prevenção de Acidentes (Cipa), Alexander Farias Fermino, a programação da Sipat visa trazer à tona assuntos importantes ligados à saúde e ao bem estar do colaborador. “Nas tarefas do dia a dia, muitas vezes somos relapsos com a nossa própria segurança. O objetivo, então, é promover discussões sobre o assunto e reforçar atitudes positivas durante o expediente de trabalho”, afirmou.

É neste sentido que quarta-feira (10), também às 9h, o técnico em segurança laboral Gabriel Teruo, da Sercomtel Iluminação, traz à CMTU a palestra “Trabalho em Altura”. Voltada principalmente à equipe de manutenção de semáforos, que diariamente lida com escadas e plataformas elevadas, a preleção vai abordar a importância dos equipamentos de proteção individual e coletiva.

No mesmo dia, a partir das 10h, a Autarquia Municipal de Saúde traz a exposição “DST e Drogas”. A palestra tem como proposta chamar a atenção para os comportamentos de risco nas práticas sexuais, bem como debater situações relacionadas ao alcoolismo e ao uso de entorpecentes.

Já na quinta-feira (11) o psicanalista Sérgio Henrique Reis conduz o encontro “Cuidando de Quem Cuida”. A ação pretende tratar de temas como a saúde mental e psicológica dos servidores envolvidos nas atividades de atendimento ao público. Com abordagem que visa o desenvolvimento de potencialidades, a palestra busca contribuir para a melhora na integração entre agentes e a sociedade.

Completa o cronograma da Sipat a conferência “Câncer de Mama”, que, juntamente com o movimento Outubro Rosa, objetiva falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de tumores entre as mulheres.

Para não prejudicar o trabalho nas ruas e, ao mesmo tempo, favorecer a participação de todos os funcionários, as ações serão realizadas em meio-período e em horários alternados. A iniciativa ainda inclui a distribuição de brindes e o sorteio de uma cafeteira DolceGusto. Atualmente, a CMTU possui 288 servidores ativos e está há um ano sem afastamentos por acidentes de trabalho.