Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura divulga balanço parcial dos danos causados pelas chuvas em Londrina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prefeitura divulga balanço parcial dos danos causados pelas chuvas em Londrina

  • Criado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 13h44

Em entrevista coletiva, foi divulgado que mais de 200 imóveis sofreram destelhamento, incluindo unidades escolares e de saúde, entre outros estragos

A Prefeitura de Londrina divulgou informações atualizadas, referentes aos estragos provocados pelas chuvas desta quarta-feira (17). Durante a tarde, um forte temporal atingiu a cidade, com ventos superiores a 60 quilômetros por hora. Segundo o secretário municipal de Defesa Social e coordenador-geral da Defesa Civil de Londrina, Evaristo Kuceki, ainda não foi possível computar quantos imóveis estão com problemas por conta das chuvas, devido ao alto número de ligações recebidas no telefone 153.

Em entrevista coletiva, Kuceki explicou que foram registradas mais de 150 quedas de árvores ou galhos, sem vítimas fatais. “A estimativa é que mais de 200 imóveis tenham sido destelhados neste temporal. Por isso, a distribuição de lonas está ocorrendo gratuitamente na sede da Defesa Civil e, se necessário, faremos mais pontos pela cidade para entrega dos materiais. No entanto, não temos indícios de famílias desabrigadas, e felizmente não houve vítimas fatais”, explicou.

O coordenador-geral da Defesa Civil ressaltou que, em caso de risco de quedas de árvores em imóveis, é preciso entrar em contato solicitando atendimento pelos telefones 153 ou 199. “Estamos aplicando nosso Plano de Contingência, que contém os dados de todos os servidores que podem atuar neste momento. Assim, toda a Prefeitura tornou-se a Defesa Civil. E as pessoas que queiram atuar como voluntários, emprestando equipamentos, auxiliando na remoção das árvores e demais situações, basta entrar em contato conosco por estes telefones para fazermos o cadastro”, destacou.

Ainda na coletiva, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Marcos Urbaneja, frisou que o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, determinou a toda equipe que permaneça de prontidão, em regime de plantão, para atender a todas as ocorrências e minimizar os prejuízos causados por esse evento climático. “É uma situação de muitos transtornos ao Município, pois 18 circuitos de alta tensão foram atingidos, segundo a Copel. Por isso, já fizemos contato com a companhia para pedir atuação prioritária para as unidades de saúde”, informou.

Educação – Durante a coletiva, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, alertou que sete unidades escolares estarão fechadas na quinta-feira (18). São elas: Escola Municipal João XIII (Vila Industrial); Escola Municipal David Dequech (Parque Ouro Verde); Escola Municipal Moacyr Camargo Martins (Conjunto Parigot de Souza I); Centro de Educação Infantil Silvana Lopes (Conjunto Vivi Xavier); Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Vanderlaine Aparecida Rodrigues Ribeiro (Jardim Maria Celina); CMEI  Sandra Regina Maximiano Leme (Jardim Santa Rita), e o CMEI Kalin Youssef (Conjunto Hilda Mandarino).

Maria Tereza complementou que, no total, 24 unidades escolares sofreram danos pelas chuvas de hoje (17). “As principais situações que identificamos foram quedas de árvores ou galhos, destelhamentos, alagamentos e quebra de vidros. Para garantir o funcionamento de todas as unidades o mais rápido possível, acionamos nossa equipe e também a empresa recém contratada pelo Município para manutenção dos prédios públicos, para que iniciem imediatamente os reparos necessários”, afirmou.

A secretária lembrou ainda que, por conta da falta de energia elétrica em diversos pontos da cidade, principalmente nas regiões norte e oeste, algumas escolas não abrirão no período noturno, para aulas da Educação de Jovens e Adultos. “Pedimos aos pais e aos alunos da EJA que confirmem nas escolas se haverá aulas, pois o número de unidades suspensas pode alterar. Devido aos danos que as nossas escolas e centros de educação infantil sofreram, podemos dizer que, desde 2017, este foi o evento que mais causou estragos. Infelizmente é algo que atinge também as reformas que já estavam em andamento, pois os serviços são paralisados para solucionar os casos emergenciais, o que acaba prejudicando todo o nosso cronograma de melhorias”, explicou.

Saúde – De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, 13 unidades de saúde foram as que sofreram mais impactos. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, localizado no Jardim Alto da Boa Vista, teve o atendimento suspenso, com transferência de seis pacientes internados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no Jardim do Sol. A equipe do CAPS III também foi remanejada para a UPA, onde será realizado o atendimento dos pacientes psiquiátricos.

Machado detalhou ainda que o Pronto Atendimento Infantil (PAI), UPAs do Jardim do Sol e Sabará também sofreram danos com as chuvas, porém o atendimento está ocorrendo normalmente. A central telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não funcionou por algumas horas devido à queda de energia na região, e a equipe foi transferida para outra central. Por isso, para solicitar o atendimento do SAMU, além do número 192, a população pode entrar em contato com o telefone (43) 3379-0758.

Dentre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que tiveram o atendimento parcialmente reduzido por conta das chuvas estão: Novo Amparo, Tókio, Padovani, Parigot, Chefe Newton, Aquiles Stenghel, Campos Verdes, Milton Gavetti, Cabo Frio, Leonor e Bandeirantes. “Nossa equipe está percorrendo os mais de 70 prédios da Saúde, e até o momento estes foram os afetados de forma mais importante. Nas unidades que tiveram falta de energia, já providenciamos o remanejamento das vacinas, como precaução. A expectativa, a princípio, é que na quinta-feira (18) os serviços sejam totalmente retomados”, adiantou Machado.  

Trânsito – Agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estão auxiliando o fluxo de trânsito nos pontos em que houve queda de árvores e falta de energia elétrica. Em algumas vias, como Avenida Rio de Janeiro e Rua São Vicente, o trânsito já foi regularizado com retirada dos troncos que cederam durante o temporal. “Estamos trabalhando com afinco para garantir a fluidez do trânsito, e oferecendo uma rápida resposta para a população, utilizando inclusive os servidores de área administrativa. A informação que obtivemos da Copel é que cerca de 50 transformadores foram danificados na cidade, provocando a falta de energia em mais de 60 mil imóveis, principalmente na região norte”, detalhou o presidente da companhia, Marcelo Cortez.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página