Página inicial > Últimas Notícias > CMTU multa autor de descarte irregular em Londrina com flagrante realizado por drone

• Criado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 15h48

Primeira operação com o uso da tecnologia autuou indivíduo que despejava madeiras na região leste

Em operação realizada no último sábado (20), com a utilização de drones, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) autuou em flagrante um cidadão que fazia o despejo clandestino de madeiras na rua Ernesta Galvani dos Santos, na região do Morro do Carrapato, zona leste de Londrina. A ação, desenvolvida também na região norte, ocorreu em parceria com a Força Verde e a Secretaria Municipal do Ambiente, responsável pelos equipamentos.

O indivíduo foi enquadrado de acordo com o artigo 181 do Código de Posturas do Município, Lei nº 11.468/2011. Além de ter que arcar com multa que pode chegar a R$ 3 mil, o homem foi notificado a promover a limpeza da área. Caso o morador descumpra a determinação e não apresente o comprovante de destinação correta do material, a irregularidade poderá gerar nova autuação.

A coordenadora de fiscalização da CMTU, Josiane Correia, explicou ter sido primeira vez em que a tecnologia foi empregada para vigiar os pontos de descarte irregular na cidade. “Estreamos com sucesso a utilização de veículos aéreos não tripulados para este fim. O monitoramento remoto do local, realizado a distância por meio de um controle, permite que os fiscais se mantenham afastados a fim de não chamar a atenção”, ressaltou.

Outro aspecto positivo da iniciativa é a ampliação da capacidade de vigilância e o aumento na segurança dos servidores envolvidos. “Depois que levanta voo, cada drone é capaz de observar um raio de até 7 km, o que seria inviável somente pelo trabalho dos fiscais. Além disso, os equipamentos permitem que a gente fique a uma distância segura das áreas vigiadas, evitando animosidades”, disse.

Josiane afirmou ainda que, do alto, é muito mais fácil dimensionar o tamanho dos pontos de descarte. “Com as imagens captadas, a CMTU consegue ter mais exatidão na hora de planejar ações de limpeza e recuperação dos locais degradados. Podemos, por exemplo, mensurar a quantidade de sujeira e, assim, estimar o número de caminhões necessários à remoção dos detritos”, afirmou.

A coordenadora ressaltou que as ações terão continuidade durante esta semana e que, com o reforço dos drones, a tendência é que o combate ao descarte irregular seja intensificado em Londrina. “O município conta com dois Pontos de Entrega Voluntária, locais onde é possível fazer o despejo legal de móveis, entulhos, sofás, colchões, podas de árvore e outros resíduos. Não há desculpa para jogar esses itens de maneira inadequada. Uma cidade limpa e bem cuidada depende de todos”, frisou.