Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU multa autor de descarte irregular em Londrina com flagrante realizado por drone
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU multa autor de descarte irregular em Londrina com flagrante realizado por drone

  • Criado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 15h48

Primeira operação com o uso da tecnologia autuou indivíduo que despejava madeiras na região leste

Em operação realizada no último sábado (20), com a utilização de drones, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) autuou em flagrante um cidadão que fazia o despejo clandestino de madeiras na rua Ernesta Galvani dos Santos, na região do Morro do Carrapato, zona leste de Londrina. A ação, desenvolvida também na região norte, ocorreu em parceria com a Força Verde e a Secretaria Municipal do Ambiente, responsável pelos equipamentos.

O indivíduo foi enquadrado de acordo com o artigo 181 do Código de Posturas do Município, Lei nº 11.468/2011. Além de ter que arcar com multa que pode chegar a R$ 3 mil, o homem foi notificado a promover a limpeza da área. Caso o morador descumpra a determinação e não apresente o comprovante de destinação correta do material, a irregularidade poderá gerar nova autuação.

A coordenadora de fiscalização da CMTU, Josiane Correia, explicou ter sido primeira vez em que a tecnologia foi empregada para vigiar os pontos de descarte irregular na cidade. “Estreamos com sucesso a utilização de veículos aéreos não tripulados para este fim. O monitoramento remoto do local, realizado a distância por meio de um controle, permite que os fiscais se mantenham afastados a fim de não chamar a atenção”, ressaltou.

Outro aspecto positivo da iniciativa é a ampliação da capacidade de vigilância e o aumento na segurança dos servidores envolvidos. “Depois que levanta voo, cada drone é capaz de observar um raio de até 7 km, o que seria inviável somente pelo trabalho dos fiscais. Além disso, os equipamentos permitem que a gente fique a uma distância segura das áreas vigiadas, evitando animosidades”, disse.

Josiane afirmou ainda que, do alto, é muito mais fácil dimensionar o tamanho dos pontos de descarte. “Com as imagens captadas, a CMTU consegue ter mais exatidão na hora de planejar ações de limpeza e recuperação dos locais degradados. Podemos, por exemplo, mensurar a quantidade de sujeira e, assim, estimar o número de caminhões necessários à remoção dos detritos”, afirmou.

A coordenadora ressaltou que as ações terão continuidade durante esta semana e que, com o reforço dos drones, a tendência é que o combate ao descarte irregular seja intensificado em Londrina. “O município conta com dois Pontos de Entrega Voluntária, locais onde é possível fazer o despejo legal de móveis, entulhos, sofás, colchões, podas de árvore e outros resíduos. Não há desculpa para jogar esses itens de maneira inadequada. Uma cidade limpa e bem cuidada depende de todos”, frisou.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página