Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura limpa ponto de descarte na zona norte e instala placas

Prefeitura limpa ponto de descarte na zona norte e instala placas

Foi o segundo local que a CMTU limpou, desde a semana passada, e instalou placas de conscientização; nos últimos dois anos, já foram retirados 75 caminhões de lixo deste local

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 08h35

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), finalizou na última semana, a limpeza de mais um ponto de descarte irregular em Londrina. Dessa vez, a ação ocorreu na rua Francisco de Assis Ruiz, nas proximidades do Colégio Estadual Ubedulha Correia de Oliveira, na região norte. Além da remoção dos resíduos, o espaço ganhou a instalação de placas de alerta quanto à proibição de jogar lixo e plantio de árvores.

Alvo constante dos cidadãos que preferem sujar a cidade a fazer a disposição correta dos detritos que geram, o local é monitorado pela CMTU há bastante tempo. Nos últimos anos, pelo menos 490 m³ de entulhos foram retirados da área, totalizando 75 caminhões de lixo. Em 2016 foram 20 caminhões; em 2017, 45 e, do início do ano para cá, 10 veículos carregados de sujeira. O montante equivale, aproximadamente, a 3.920 carriolas de pedreiro.

Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, situações como essa devem ser combatidas sob três eixos fundamentais: limpeza, fiscalização e conscientização. “Nós abraçamos a ideia de recuperar os pontos de despejo clandestino e, junto a isso, investimos na confecção e implantação das placas que alertam sobre a prática. Em paralelo, temos intensificado o patrulhamento contra os ‘sujões’, utilizando inclusive drones nas operações de vigilância”, contou.

Cortez ressaltou, no entanto, que o êxito das iniciativas depende da participação da população. “Da nossa cidade a gente cuida. Não adianta apenas que o poder público limpe, é preciso que também os moradores se empenhem nessa missão. Londrina é linda e, para ser cada dia mais um lugar agradável de conhecer e morar, é necessário que todos façam a sua parte”, defendeu.Prefeitura limpa ponto de descarte na zona norte e instala placas

Para auxiliar na fiscalização contra o descarte irregular, os moradores podem realizar denúncias na CMTU pelo telefone 3379-7900. A Guarda Municipal (GM), pelo número 153, também atua no cerco aos poluidores. As informações podem ser repassadas, ainda, à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), pelo 3372-4750, e à Força Verde, que atende no 0800-643-0304.

A rua Francisco de Assis Ruiz foi o segundo ponto de despejo recuperado e ganhou placas. Na semana passada, a CMTU concluiu a limpeza de entulhos, galhos, pneus, roupas e recicláveis na rua das Ameixeiras, no jardim Marabá, região leste da cidade. Além da retirada de 15 caminhões de resíduos, o local ainda ganhou a colocação de placas de conscientização.

Segundo o Código de Posturas do Município, Lei n° 11.468/2011, jogar lixo em terrenos públicos e particulares pode render multa de até R$ 3 mil. Já se o caso for enquadrado como crime ambiental pelas autoridades competentes, o infrator pode ser autuado em até R$ 50 milhões.