Página inicial > Últimas Notícias > Programa “Agente de Trânsito Mirim” forma primeira turma em Londrina

Programa “Agente de Trânsito Mirim” forma primeira turma em Londrina

agentes.mirins.VP

Desenvolvido pela CMTU em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciativa capacitou alunos da Escola Municipal Eugênio Brugin a “fiscalizar” motoristas e pedestres

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Sábado, 15 de Dezembro de 2018, 08h47

agentes.mirins.V3Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (14) na Escola Municipal Eugênio Brugin, no Conjunto São Lourenço, região sul, a Prefeitura de Londrina entregou a 89 estudantes, com idades entre 10 e 11 anos, a carteirinha de fiscal e o talão de autuações do programa “Agente de Trânsito Mirim”. Além das credenciais, que a partir de agora as qualificam para “fiscalizar” motoristas e pedestres, as crianças receberam também o certificado de conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental. A cerimônia contou com a presença de autoridades, professores, pais de alunos e funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), responsável pelo projeto.

Desenvolvido em outubro como ação complementar ao “Sinalizar para Educar” – iniciativa que desde julho tem implantado um conjunto padrão básico de sinalização no entorno das escolas –, o “Agente de Trânsito Mirim” foi trabalhado entre as crianças como tema transversal dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Por meio de aulas teóricas e práticas, os pequenos aprenderam sobre segurança nas ruas, significado das placas, infrações ao volante, noções de cidadania, respeito, cuidado com o meio ambiente, entre outros assuntos.

Durante a cerimônia, o presidente da CMTU, Marcelo Cortez, destacou a importância do projeto na formação dos alunos e agradeceu a confiança dos pais e da direção da escola. Ao tomar conhecimento da proatividade das crianças em buscar melhorias para a instituição e o bairro onde moram, Cortez se comprometeu a realizar a limpeza da Rua Delegado Matias Sampaio. Situada nos fundos do local de ensino, a via sofre com o descarte irregular de resíduos. “Vamos limpar a área e instalar placas alertando sobre a proibição de jogar lixo. Depois, a ideia é que os próprios estudantes cuidem do espaço. Juntos, vamos envergonhar as pessoas que sujam nossa cidade”, declarou o presidente.

agentes.mirins.V4O diretor de Trânsito, Pedro Ramos, elogiou a iniciativa e ressaltou a educação como ferramenta de mudança social. “É isso que de fato altera a vida das pessoas. Não vamos mudar o mundo, mas podemos melhorar a comunidade da Eugênio Brugin e essa formatura é prova disso”, frisou.

Ramos chamou atenção para os números da violência no trânsito em Londrina e incentivou que as crianças, que em 2019 devem iniciar o 6º ano em outra instituição de ensino, utilizem o talão de multa de moral para fiscalizar os pais e amigos. “Quando vocês encontrarem irregularidades, não deixem de mostrar a carteirinha de agente e cobrar uma atitude correta”, brincou.

A diretora da escola, Renata Helena Favoreto, afirmou que o programa veio de encontro às necessidades do local. “Com as vias do entorno completamente sinalizadas e nossas crianças agora capacitadas a atuar como agentes mirins, temos a certeza de estarmos formando cidadãos completos”, disse. Já Rosana Marquesi, que na oportunidade representou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse que em 2019 a parceria entre CMTU e a pasta será ampliada. “Vamos fortalecer essa cooperação para estender o projeto para outras instituições. O trânsito mata e, se mais escolas investirem no debate sobre o tema, certamente construiremos relações melhores na dinâmica das ruas”, adiantou.

Além dos servidores da CMTU e da Educação, participaram do evento os vereadores Estevão da Zona Sul e Amauri Cardoso, e o comandante do Tiro de Guerra, Algemiro Pereira.

Fotos: Vivian Honorato