Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa “Agente de Trânsito Mirim” forma primeira turma em Londrina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa “Agente de Trânsito Mirim” forma primeira turma em Londrina

agentes.mirins.VP

Desenvolvido pela CMTU em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciativa capacitou alunos da Escola Municipal Eugênio Brugin a “fiscalizar” motoristas e pedestres

  • Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Sábado, 15 de Dezembro de 2018, 08h47

agentes.mirins.V3Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (14) na Escola Municipal Eugênio Brugin, no Conjunto São Lourenço, região sul, a Prefeitura de Londrina entregou a 89 estudantes, com idades entre 10 e 11 anos, a carteirinha de fiscal e o talão de autuações do programa “Agente de Trânsito Mirim”. Além das credenciais, que a partir de agora as qualificam para “fiscalizar” motoristas e pedestres, as crianças receberam também o certificado de conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental. A cerimônia contou com a presença de autoridades, professores, pais de alunos e funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), responsável pelo projeto.

Desenvolvido em outubro como ação complementar ao “Sinalizar para Educar” – iniciativa que desde julho tem implantado um conjunto padrão básico de sinalização no entorno das escolas –, o “Agente de Trânsito Mirim” foi trabalhado entre as crianças como tema transversal dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Por meio de aulas teóricas e práticas, os pequenos aprenderam sobre segurança nas ruas, significado das placas, infrações ao volante, noções de cidadania, respeito, cuidado com o meio ambiente, entre outros assuntos.

Durante a cerimônia, o presidente da CMTU, Marcelo Cortez, destacou a importância do projeto na formação dos alunos e agradeceu a confiança dos pais e da direção da escola. Ao tomar conhecimento da proatividade das crianças em buscar melhorias para a instituição e o bairro onde moram, Cortez se comprometeu a realizar a limpeza da Rua Delegado Matias Sampaio. Situada nos fundos do local de ensino, a via sofre com o descarte irregular de resíduos. “Vamos limpar a área e instalar placas alertando sobre a proibição de jogar lixo. Depois, a ideia é que os próprios estudantes cuidem do espaço. Juntos, vamos envergonhar as pessoas que sujam nossa cidade”, declarou o presidente.

agentes.mirins.V4O diretor de Trânsito, Pedro Ramos, elogiou a iniciativa e ressaltou a educação como ferramenta de mudança social. “É isso que de fato altera a vida das pessoas. Não vamos mudar o mundo, mas podemos melhorar a comunidade da Eugênio Brugin e essa formatura é prova disso”, frisou.

Ramos chamou atenção para os números da violência no trânsito em Londrina e incentivou que as crianças, que em 2019 devem iniciar o 6º ano em outra instituição de ensino, utilizem o talão de multa de moral para fiscalizar os pais e amigos. “Quando vocês encontrarem irregularidades, não deixem de mostrar a carteirinha de agente e cobrar uma atitude correta”, brincou.

A diretora da escola, Renata Helena Favoreto, afirmou que o programa veio de encontro às necessidades do local. “Com as vias do entorno completamente sinalizadas e nossas crianças agora capacitadas a atuar como agentes mirins, temos a certeza de estarmos formando cidadãos completos”, disse. Já Rosana Marquesi, que na oportunidade representou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse que em 2019 a parceria entre CMTU e a pasta será ampliada. “Vamos fortalecer essa cooperação para estender o projeto para outras instituições. O trânsito mata e, se mais escolas investirem no debate sobre o tema, certamente construiremos relações melhores na dinâmica das ruas”, adiantou.

Além dos servidores da CMTU e da Educação, participaram do evento os vereadores Estevão da Zona Sul e Amauri Cardoso, e o comandante do Tiro de Guerra, Algemiro Pereira.

Fotos: Vivian Honorato

Registrado em:
Fim do conteúdo da página