Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura coloca em funcionamento novos semáforos da Avenida JK

Prefeitura coloca em funcionamento novos semáforos da Avenida JK

Dispositivos passaram por testes e começaram a operar na tarde de quinta-feira (3)

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 12h37

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), acionou na tarde de quinta-feira (3) os novos semáforos da Avenida Juscelino Kubitschek, na região central da cidade. Os equipamentos, que já passaram por testes e estão liberados para operar, ficam na altura da Avenida Dez de Dezembro, perto da rotatória com a Avenida Santos Dumont. O objetivo da medida é trazer mais segurança ao trecho, que nas próximas semanas passará a receber ainda mais veículos em virtude da construção do viaduto da avenida Leste-Oeste, ao lado do Terminal Rodoviário.

Os semáforos vão controlar o fluxo de veículos nas alças de acesso nos sentidos norte e sul, além de disciplinar as operações de retorno. Agentes de trânsito estão no local desde ontem, orientando os motoristas.

De acordo com a Diretoria de Trânsito da CMTU, os sinaleiros funcionam de maneira sincronizada com os demais dispositivos da avenida JK, formando a chamada “onda verde”. São 36 segundos para quem segue a via nos dois sentidos, 30 segundos para as operações de conversão e 20 segundos para quem pretende subir ou descer a avenida a partir das alças de acesso. Com a ativação dos aparelhos, cuja programação ainda pode ser alterada, a orientação da CMTU é que os condutores redobrem o cuidado e respeitem a nova sinalização vigente no local.

A implantação dos semáforos, que atende a projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), integra um pacote de intervenções articulado para amenizar os impactos do já programado bloqueio viário nas imediações da rodoviária, necessário às obras de conclusão do elevado.