Página inicial > Últimas Notícias > CMTU vistoria veículos do transporte escolar em Londrina

CMTU vistoria veículos do transporte escolar em Londrina

Inspeção obrigatória tem como objetivo verificar as condições de segurança das vans e micro-ônibus

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 08h18

Começou na última quarta-feira (2) e vai até o dia 31 de janeiro o prazo de vistoria do transporte escolar em Londrina. Realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a inspeção é obrigatória e ocorre às terças e quintas-feiras, nas plataformas 29 e 30 do Terminal Rodoviário. Além estar sujeito à perda do alvará, o motorista que não passar pelo procedimento poderá receber multa caso seja flagrado em atividade.

Entre os itens observados durante a vistoria estão cintos de segurança, limpadores de para-brisa, pneus, extintores de incêndio e o sistema elétrico dos veículos. A verificação inclui ainda os tacógrafos, que precisam estar com a calibragem do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) em dia.

Outra exigência é a entrega de cópias do documento veicular e da carteira de habilitação (CNH) do condutor, assim como do extrato da consulta de pontuação – obtido na página do Detran na internet. Motoristas com a CNH suspensa ou cassada terão a vistoria indeferida pela CMTU.

Valores – Neste ano, as taxas para a realização do procedimento somam R$ 337,95. No montante estão inclusas a renovação da licença (R$ 269,33), a vistoria (R$ 45,75) e a emissão da carteira de condutor (R$ 22,87). A guia para pagamento pode ser solicitada pessoalmente ou por e-mail, no endereço transporte.comercial@cmtuld.org, mediante contato prévio pelos telefones 3379-7928 e 3379-7966.

O autorizado a explorar o serviço que for flagrado sem o atual selo de vistoria, que neste semestre é de cor roxa, estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no decreto municipal que regulamenta a atividade. De acordo com o CTB, a infração é considerada de natureza grave, com perda de 5 pontos na carteira e multa de R$195,23. Já pela legislação local o valor da sanção varia entre R$212,56 e R$1067,73.

Atualmente, 142 vans e micro-ônibus têm alvará da CMTU para o transporte de estudantes na cidade. Antes de contratar o serviço, a orientação da companhia é que os pais busquem saber se o veículo e o condutor estão em dia com o Município. Além de resguardar o contratante por reunir todas as informações do transportador, a licença é a garantia de que o automóvel está em condições adequadas para rodar.